A festa onde o povo é quem mais ordena

Susana Ribeiro, do Viaje Comigo, antecipa alguns detalhes sobre a Festa das Flores de Campo Maior. Mas poucos que nesta festa o povo é que manda. E o segredo faz parte do encanto.

A Festa das Flores (ou Festas do Povo) decorrem de 22 a 30 de agosto de 2015, em Campo Maior, no Alentejo.

Não deve haver festa mais partilhada e popular do que esta, em que uma comunidade inteira trabalha para embelezar as suas ruas e dinamizar o turismo local. São milhares e milhares de flores de papel que trazem cor e alegria às ruas desta vila raiana.

As Festas do Povo só acontecem, de facto, quando a população quer. No início do ano decidem se vai haver festa, ou não, e depois, se a resposta for positiva, é arregaçar mangas e começar o trabalho.

Com 30 toneladas de material e mais 7.500 pessoas envolvidas decorre a decoração em mais de 60 ruas, com mais de 10 Km de extensão. Diz quem lá já foi que a melhor noite para se assistir à transformação é a da "enrramação" quando se colocam as flores em todos os arames suspensos. Este ano ocorre de 21 para 22 de agosto.

Até lá... tudo fica em segredo. Todas as temáticas, as cores... Tudo. Sabe-se que, este ano, a flor oficial das Festas do Povo é a rosa e mais do isso é pura especulação. Ninguém diz nada a ninguém, nem a familiares, para não estragar a surpresa.

Durante meses trabalharam-se flores de papel, de variadas cores, para cumprir uma das maiores tradições de Campo Maior. Os campomaiorenses engalanam as ruas com um orgulho fora de comum, de quem deu muito de si e do seu tempo para que o evento se concretizasse.

É por vontade do povo que ela acontece. E já não se concretizava desde 2001. Este ano, tudo se alinhou para que Campo Maior voltasse a receber a Festa das Flores e com ela (estima-se) espera-se mais de um milhão de visitantes.

Por isso, será esta certamente uma das mais carismáticas festas portuguesas. E como não há festa sem comida e bebida, também vão estar montadas as barraquinhas com produtos regionais e ainda as de artesanato.

As festas, este ano, têm entrada paga: 4 euros/pessoa/dia; 10 euros/todos os dias. O estacionamento é grátis.

Parte das receitas angariadas com as entradas revertem a favor das instituições de solidariedade social do concelho de Campo Maior.

Para os residentes, naturais e trabalhadores - e familiares diretos (até ao segundo grau de naturais ou residentes (à excepção das crianças, é necessário adquirir previamente a pulseira que indica a isenção) - de Campo Maior a entrada é gratuita, assim como crianças até aos 10 anos.

A autora e o blogue
Jornalista desde 1998, Susana Ribeiro já colaborou com vários órgãos de informação. Atualmente trabalha como freelancer em revistas, sites e num programa de televisão. Em 2013 lançou o blogue Viaje Comigo com dicas de viagem em Portugal e no estrangeiro. Em 2015, o site foi eleito, pelo público, como Melhor Blogue de Viagens Profissional dos BTL Blogger Travel Awards. .
Blogue
Facebook

 

Textos anteriores no Lifecooler:

Passear na Páscoa

Voltámos ao campo de batalha na Lourinhã

Um parque botânico do demo

10 razões para visitar uma feira medieval

Em Nisa, para tratar do corpo, da mente... e do estômago

Por Susana Ribeiro 2015-08-19

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora