Passear na Páscoa

Com vontade de aproveitar o fim de semana prolongado, ou até umas mini-férias, para arejar e ver outras paisagens, para lá da janela do escritório? Susana Ribeiro, do blogue Viaje Comigo, lança algumas ideias. Por exemplo, seguir a pista das feiras do folar ou não deixar escapar a tal visita ao Douro.

Há tradições que gostámos de manter na Páscoa e uma delas é comer amêndoas, de todas as cores e feitios. Colocando a gulodice de lado, no Viaje Comigo também gostamos de manter a tradição de aproveitar a Páscoa para irmos passear. E isso combina perfeitamente com o nosso lema de “Tudo serve de pretexto para viajar”.

Assim, fazemos as malas e fazemo-nos à estrada. E não precisámos de ir para muito longe. Na sua própria cidade, aproveite as férias para conhecer aquele museu a que sempre quis ir ou tire os miúdos de casa e faça caminhadas e um piquenique, se o tempo o permitir. Pode até inventar uma caça-ao-ovo e apostamos que os mais novos vão gostar. Principalmente se puderem comer os ovos de chocolate depois.

Uma das ancestrais tradições pascais, que ainda é mantida em certos locais, é a oferta do Folar de Páscoa – que antigamente era oferecido pelos padrinhos de batismo aos afilhados. Em Chaves, para manter a tradição, nos dias 3 e 4 de abril, a cidade acolhe a 3ª edição da Feira do Folar. Se vai andar por Chaves aproveite para visitar o castelo e apreciar a vista sobre a cidade – ali ao lado está uma das casas mais conhecidas com os famosos pastéis de Chaves, os da Pastelaria Maria.

Se prometeu a si próprio: “nas próximas mini-férias vou ao Douro”, há muito por onde escolher. E nada melhor do que rumar a norte para se manter dentro das tradições gastronómicas.

Pode aproveitar para visitar a Quinta do Pôpa, em Tabuaço, com provas de vinhos durienses e continuar os passeios na mais antiga região demarcada de vinhos no mundo inteiro. O Wine House Hotel – Quinta da Pacheca, em Lamego, tem um programa especial de Páscoa com visitas guiadas à quinta, provas de néctares, passeios de bicicleta e ainda entradas grátis no Museu do Douro. Os mais novos podem ainda participar na caça aos ovos da Páscoa.

No centro do país, em Coimbra, o hotel Quinta das Lágrimas tem um programa especial para quem lá ficar hospedado. Vai ter um almoço de Páscoa e pode aproveitar para dar uma lição de história a quem o acompanhar: “Sabem porque se chama a Fonte das Lágrimas?”, ou explicar a história dos amores de Pedro e Inês. Este é um local mítico.

Se a viagem de Páscoa o levar até ao Porto, o hotel Intercontinental promete salvaguardar as tradições gastronómicas e tem um buffet com dezenas de sugestões mas onde estão representados ícones pascais como o cabrito assado e o Pão-de-Ló. O programa de Páscoa deste hotel inclui uma visita e prova nas Caves de Vinho do Porto. E já que regressámos, neste texto, ao Porto propomos também uma viagem nos barcos que passeiam entre as pontes, que ligam a Invicta Cidade a Vila Nova de Gaia, até à foz do Douro. É um passeio imperdível.

A autora e o blogue
Jornalista desde 1998, Susana Ribeiro já colaborou com vários órgãos de informação. Atualmente trabalha como freelancer, colaborando com a revista Notícias Magazine. É também apresentadora na Rádio Placard. Em 2013 lançou o blogue Viaje Comigo com dicas de viagem em Portugal e no estrangeiro. Em fevereiro de 2014 foi nomeado para a categoria de Melhor Blogue de Viagens Profissional dos BTL Blogger Travel Awards.
Blogue
Facebook

 

Textos anteriores no Lifecooler:

Voltámos ao campo de batalha na Lourinhã

Um parque botânico do demo

10 razões para visitar uma feira medieval

Em Nisa, para tratar do corpo, da mente... e do estômago

Por Susana Ribeiro 2015-04-02

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora