Algarve

O paraíso luminoso

A região que os portugueses mais associam ao verão e às férias é, cada vez mais, um destino para o ano inteiro. Abençoado por um clima temperado e mediterrânico, uma luz única que banha o mar e a serra, o território algarvio tem múltiplos atrativos para oferecer ao viajante que se disponha a ir além das magníficas e variadas praias, mais de 200, perto de 90 com Bandeira Azul. O complexo lagunar que constitui o Parque Natural da Ria Formosa estende-se ao longo de 60km, entre da ilha de Faro e Cacela-a-Velha, e proporciona das mais belas paisagens que a natureza em Portugal tem para oferecer. As cidades vibram com animação e energia, como em Portimão e Albufeira, Faro e Olhão. Areais famosos como Praia da Rocha, Armação de Pêra, Oura, Falésia e Quarteira atraem milhares de veraneantes. Das modernas marinas de ambiente cosmopolita e internacional aos parques aquáticos e de aventura, das praias e festas do jet set ao mar batido e agreste, território de surfistas e festivaleiros, o Algarve tem de tudo, para todos, durante todo o ano. Venha daí!

Pratos Típicos
A gastronomia algarvia celebra os sabores da terra e do mar, conjugando influências atlânticas e mediterrânicas. O peixe e os mariscos são reis da mesa algarvia, reclamando cada localidade a sua especialidade, como a sardinha em Portimão, a amêijoa em Olhão ou o camarão em Quarteira.  Nos moluscos, polvo, lulas e chocos prestam-se a múltiplas confeções, sendo famosas as lulinhas à algarvia. Arroz de lingueirão e cataplana são destaques obrigatórios. De feição serrana, são os pratos de carne, generosamente temperados com ervas e especiarias.
 
Em destaque
Arroz de lingueirão
Molusco bivalve semelhante à navalha, o lingueirão é estrela de uma especialidade bem regional, difícil até de encontrar fora do território algarvio. Arrozes de mariscos há muitos mas este é especial.

Cataplana
O característico recipiente de cobre, de origem árabe, dá nome a uma das especialidades mais tradicionais e emblemáticas da cozinha algarvia. Amêijoas, conquilhas (entre outros bivalves), tamboril, e outros ingredientes, cozinham a vapor com a tampa bem fechada, num processo que realça o sabor e intensifica os aromas.
 
Lulinhas à algarvia
Um prato simples mas muito apreciado, que constitui uma das mais celebradas formas de confecionar as lulas. Fritas em azeite, alho e louro, são uma delícia.

Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.
 
DOPs
Citrinos do Algarve IGP
Zona de Produção: Albufeira, Faro, Lagos, Portimão, Silves, Loulé e Tavira
Espalhados pelo mundo, em parte pela mão dos portugueses que nos séculos XV e XVI estabeleceram as rotas marítimas para a Índia, China e Japão, os citrinos do Algarve caracterizam-se, de uma forma geral, pela sua casca fina de cor intensa e pelo seu elevado teor em sumo de sabor muito doce. As condições climatéricas da região permitem dois picos de produção, um no inverno (entre dezembro e janeiro) e outro no verão (entre junho e julho). A denominação Citrinos do Algarve aplica-se não só às laranjas, mas também às clementinas, tangerinas, toranjas e limões.
 
Batata Doce de Aljezur IGP
Zona de produção: concelho de Aljezur e freguesias de litorais do concelho de Odemira (S. Teotónio, S. Salvador, Zambujeira do Mar, Longueira-Almograve e Vila Nova de Milfontes).
Com elevado valor nutritivo e baixo índice glicémico, a batata doce de Aljezur é um alimento riquíssimo e versátil, que pode ser consumido de diversas formas. As condições do solo e do clima permitem a produção de uma batata-doce única, da variedade Lira. Colhida entre setembro e meados de novembro, está disponível com qualidade até ao mês de abril. No final de novembro realiza-se em Aljezur o Festival da Batata Doce.

EVENTOS

Marchas Populares
As tradicionais marchas dos santos populares animam as zonas ribeirinhas de Portimão, Alvor e Praia da Rocha
9, 16, 23 e 29/06 | Portimão

Feira de Artesanato de Faro
O Jardim Manuel Bívar, no centro da cidade, acolhe a tradicional mostra de artesanato e atividades locais.
10 a 30/06 | Faro

Festival MED
A 14ª edição deste festival de músicas do mundo realiza-se de 29 junho a 02 de julho no centro histórico de Loulé. O evento conta com 9 palcos que irão apresentar diversas propostas da world music.
29/6 a 02/7 | Loulé


Veja aqui os restaurantes onde poderá experimentar estes pratos regionais.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora