Trancoso - Aldeia Histórica

Edificada a 800 metros de altitude, na orla de uma superfície planáltica, surge como uma imprevista praça medieval. Vetusta vila histórica, foi um importante ponto de defesa militar, durante a formação da nacionalidade. Almansor tomou-a em 985 na sua «arremetida irresistível». Porém, D. Afonso Henriques conquista-a em 1139, sendo que no ano seguinte quase sucumbe às mãos de Abul Hassan. Reza a história que o convento de S. João de Tarouca foi edificado para celebrar esta vitória. A vila serviu de núcleo habitacional judaico, criado no século XIV, e, quando em 1543, o Tribunal do Santo Ofício ali fez uma devassa verificou-se a fuga de 170 cristãos novos.

Locais de Interesse: Cintura de muralhas e cidadela do século XIII, conhecida por Castelo dos Templários. Existem, intramuros, casas senhoriais e vários templos: ruínas do Convento de Santo António; Capela de Santa Eufémia. Pode ainda visitar-se o Largo da Feira e o Parque Municipal.
Número de habitantes: 1118
Observações: D. Dinis casou-se junto dos seus muros, na Ermida de S. Bartolomeu, com a rainha Isabel de Aragão; Trata-se da terra natal de Bandarra, o sapateiro profeta do séc. XVI.
Código Postal: 6420 TRANCOSO
Distrito: Guarda
Concelho: Trancoso
Freguesia: São Pedro
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora