13º

de 1015
ver todos

Restaurante Santa Clara dos Cogumelos

13º

de 1015
ver todos

Inaugurado em abril de 2013, o Santa Clara dos Cogumelos fica no Mercado de Santa Clara, junto à Feira da Ladra, em Lisboa, e não é difícil adivinhar qual é a especialidade da casa. Cogumelos, de várias espécies, confecionados das mais diversas formas. Vocacionado para petiscos ao final do dia e jantares, é também um espaço onde decorrerão eventos, ligados ao universo da micologia e não só.

Ambiente e decoração: Ambiente acolhedor com decoração da artista Anabela Moreira
Animação: jantares-concerto (pontoalmente)
Bar/Sala de espera: Bar Bar e Sala de Espera
Dia(s) de Encerramento: Domingos, Segundas
Especialidades: cogumelos
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 40
Preço Médio: 18.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Horário de Funcionamento: De terça a sexta, das 19:30 às 23:00. Sábado das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:00.
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Mercado de Santa Clara 7
Código Postal: 1100 472 LISBOA
Tel: 913043302
E-mail: santaclaradoscogumelos@gmail.com
Site: www.facebook.com/pages/Santa-Clara-dos-Cogumelos/345896055524859
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: São Vicente de Fora

Restaurante Santa Clara dos Cogumelos - Lisboa


A vida (com cogumelos) é bela


Nelson Jerónimo Rodrigues

Luigi Pintarelli, um italiano bem-humorado que faz lembrar o compatriota Roberto Benigni, deixou uma carreira ligada ao cinema para abrir um espaço exclusivamente dedicado aos cogumelos. Panados ou com ovos mexidos, em risoto ou carpaccio e até em forma de mousse ou gelado, os fungos são os grandes protagonistas desta casa única em Portugal que merece o prémio de melhor (restaurante com) argumento original.

Depois de 15 anos a trabalhar na Cinemateca de Lisboa, Luigi Pintarelli decidiu mudar o filme da sua vida para realizar um sonho antigo: abrir um restaurante. A ideia era ter uma casa totalmente diferente das que já existiam na capital por isso lembrou-se de especializá-la em cogumelos, ingrediente que adora e conhece como ninguém. Os funghi são uma autêntica instituição na região onde cresceu (Veneto) por isso desde criança que os aprecia nas mais diversas formas e variedades.

Ao início pensou criar apenas uma casa de petiscos mas o incentivo dos amigos que experimentaram os primeiros pratos levou-o a arriscar um pouco mais ao ponto de radicalizar o conceito do projeto: das entradas às sobremesas, a ementa só teria cogumelos.

Tomadas as decisões mais difíceis faltava apenas encontrar uma localização mas até aí o destino parecia traçado. A única pesquisa que fez no Google (“procura-se restaurante”) levou-o até ao primeiro piso do Mercado de Santa Clara, no largo central da Feira da Ladra, em Lisboa. Foi amor à primeira vista.


Um caso de amor com muito humor

É fácil perceber o enamoramento de Luigi por aquele espaço. Para lá de uma escadaria apertada revela-se uma sala única com vistas privilegiadas para o Tejo. Rodeado de janelas envidraçadas, com um teto irregular e um chão antigo, o espaço tem tanto de acolhedor como de sui generis. A isto junta-se ainda uma decoração cheia de alma e personalidade, com mobiliário vintage, anjos pendurados nas paredes e inúmeros cogumelos em loiça.

À imagem de Luigi, que está sempre bem-disposto e a lançar piadas, também o restaurante apela (mais ou menos subliminarmente) ao sentido de humor dos clientes. Seja em vários apontamentos kitch ou nos esqueletos espalhadas pelo espaço (uma ideia da artista Anabela Moreira), com destaque para os desenhados nas portas da casa de banho. “São para exorcizar o medo dos cogumelos”, brinca o italiano.

Agora a sério, Luigi garante que não há qualquer motivo para receios e que todos os cogumelos ali servidos têm origem 100% segura. Por enquanto, a maioria são de cultivo ou desidratados, mas em breve (assim que aparecerem as primeiras chuvas) terá igualmente espécies silvestres. E se possível apanhados o mais próximo possível, que a peugada ecológica e a perecibilidade do produto também preocupam esta casa.


Cogumelos para todos os gostos

A ementa faz as delícias dos amantes dos cogumelos e espicaça a curiosidade dos mais desconfiados. Será possível desfrutar de uma refeição completa onde esta matéria-prima esteja omnipresente? Luigi garante que sim e desafia qualquer um a fazer a prova. Para entrada propõe meia dúzia de ofertas, com destaque para o paté, os pickles e o escabeche. Tudo de cogumelos, pois claro.

Entre os petiscos também há muito por onde optar - como cogumelos panados, ovos mexidos com cogumelos ou chutney de cogumelos com figos e gengibre – e quem quiser uma sopa deve escolher entre o gaspacho e a tom kha hep, ambas com pleurotos (variedade de cogumelos) ou o creme de cogumelos com natas e alecrim

Chegados aos pratos principais, salta à vista o risoto de cogumelos, seguindo-se o carpaccio (carne de novilho com cogumelos, fruta e salada), a Encarnação de Santa Clara (bife de novilho com puré de aipo e cogumelos salteados) e uma opçãode peixe: Lombo de salmão com molho de cantharellus. Em breve haverá também vários pratos do dia com diferentes ingredientes. Para acompanhar a carta de vinhos ainda é reduzida mas promete melhorar e os refrigerantes industriais foram substituídos por bebidas caseiras como chá de ibisco ou a limonada. 


Por fim, as sobremesas costumam ser a parte mais surpreendente da noite (o restaurante só serve jantares). Afinal não é todos os dias que podemos provar um crème brulée feito com cogumelos desidratados – o Tentações de Santa Clara – um gelado de boletos sobre brownie de chocolate com folha de poejo cristalizado - batizado com o nome de Paixão de Santa Clara – ou uma mousse com gelado crocante de boletus – o Mistério de Santa Clara.

Depois de tantos cogumelos e afins será possível não enjoar? Sem dúvida, desde que não se abuse e regresse todo os dias. Além disso, a casa promete ir variando a ementa e inovando nas técnicas de confeção e modo de apresentação. Sempre com fé nos cogumelos e a bênção de Santa Clara.

2013-23-10
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora