de 1
ver todos

Parque Natural da Ria Formosa

de 1
ver todos

Instituído Parque Natural em 1987, cobre cerca de 20.000 hectares de um sistema lagunar que se estende por 60 km de litoral, entre a Praia do Garrão (a poente da ilha de Faro) e a Praia da Mantarrota (a nascente de Cacela-a-Velha). É um labirinto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia, formados pelo depósito de sedimentos trazidos pelos cursos de água e pelo mar. A ria, a sul, está confinada por um cordão dunar estreito, interrompido aqui e além pelas barras que permitem a entrada das águas das marés. A poucos quilómetros de Olhão situa-se a Quinta de Marim, sede e centro de interpretação do parque natural, concebido especialmente para receber os visitantes, e onde se pode encontrar uma amostra representativa da diversidade dos valores naturais existentes nos principais ecossistemas da ria Formosa.

Este é um ponto de passagem da fauna migradora entre o Norte de África e a Europa e local de invernada das aves provenientes do Norte e Centro do continente europeu. O caimão ou galinha-sultana, emblema do parque natural, é uma das espécies mais raras da Europa, vivendo apenas em Espanha e em Portugal, na ria Formosa e foz da ribeira de Quarteira.

A Ria Formosa está classificada como Zona Húmida de Interesse Internacional pela Convenção de Ramsar e integra a Rede Natura 2000.

Acessos: Automóvel - EN 125 - Faro, EN 270 - Tavira.
Área: 18.400 ha.
Observações: Existe um Centro de Interpretação em Quelfes.Eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal em Setembro de 2010, categoria de Zonas Marinhas.
Percursos pedestres: Existe um Trilho de Descoberta da Natureza com a extensão de 3 km, duração de duas a três horas e grau de dificuldade médio. Os principais pontos de interesse residem na observação dos valores naturais e culturais da Ria Formosa.
Serviços disponíveis: Centro de Interpretação, Parque de Merendas, Restaurante
Título: Paraíso Natural
Morada: Centro de Educação Ambiental de Marim - Quelfes
Código Postal: 8700 OLHÃO
Tel: 289704134
E-mail: pnrf@icn.pt
Site: www.icn.pt
Distrito: Faro
Concelho: Olhão
Freguesia: Quelfes
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora