de 1
ver todos

Parque dos Monges

de 1
ver todos

No espaço onde em tempo ficava a granja do Convento de Cós, nasceu em 2012 o Parque dos Monges. Este parque temático oferece aos seus visitantes uma série de infraestruturas para a prática de desportos aventura como o rapel ou a escalada. Para além destes, o espaço conta também com um fluviário, uma quinta pedagógica e um percurso cinegético onde terá a oportunidade de se cruzar com muitas aves exóticas. No grande lago central pode fazer canoagem ou andar de gaivota.

Observações: Outros contatos: 911 001 404
Período de funcionamento: De março e a outubro.
Morada: Rua Quinta das Freiras 10
Código Postal: 2460 089 ALCOBAÇA
Tel: 262581306
E-mail: geral@parquedosmonges.com
Site: www.parquedosmonges.com
Distrito: Leiria
Concelho: Alcobaça
Freguesia: Évora de Alcobaça

Parque dos Monges – Alcobaça


Bons hábitos


Andreia Melo

A quinta onde fica o Parque dos Monges, chamada em tempos de Granja do Convento de Cós, está há séculos associada à história de um outro mosteiro, o de Alcobaça. Mas hoje em vez de orações, encontra aqui uma quinta pedagógica, um fluviário e um parque aventura. O jardim, esse ainda é Bíblico. Ámen.

Quando a Batalha de Aljubarrota deu a vitória aos portugueses sobre os castelhanos, diz o povo que a celebração se deu aqui, neste espaço onde desde 2010 funciona um parque temático que se inspira na vida dos Monges de Cister. Nessa altura, a esta herdade chamava-se Granja do Convento de Cós e era daqui que provinham os alimentos cozinhados pelas freiras de Cós e servidos à mesa dos monges de Alcobaça. As gentes deste concelho contam que quando os monges de Cister esperavam para construir o Mosteiro de Alcobaça, viveram aqui nesta granja. Este passado faz destes 10 hectares de terra um espaço abençoado.

Escolha na receção o programa que quer fazer. Há vários pacotes com preços entre os 5 e os 25 euros. E fique já de olho nas prendas que pode levar consigo no final. As visitas guiadas ao Parque dos Monges são um dado adquirido, escolha o programa que escolher. Há duas por dia: uma de manhã, outra à tarde.

Um homem, uma mulher e uma maçã

A história soar-lhe-á familiar, como familiar ser-lhe-ão também algumas das árvores de fruto, plantas e flores que encontra no Jardim Bíblico do Parque dos Monges. É o primeiro da Europa, segundo os proprietários, a reunir algumas das plantas e árvores mencionadas no paraíso perdido relatado pela Bíblia, desde o arbusto que chamamos coroa-de-Cristo à famosa macieira da tentação, passando pelo carvalho, a oliveira e a videira, todas árvores de rico simbolismo religioso.

Mas a construção deste jardim bíblico precisou de uma leitura mais atenta da Bíblia… O realismo que se pretendia com este espaço chega ao ponto de trazer para o Parque dos Monges algumas ervas aromáticas como o açafrão ou o tomilho. Leve à letra os seus sentidos para se permitir regressar ao paraíso de que lhe fala a Bíblia.

2012-03-07
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora