Óbidos

Vila medieval, toda cercada de muralhas e estruturada por típica arquitectura, Óbidos é terra de ruas estreitas onde a cada passo surgem recantos preciosos e janelas ainda hoje ornamentadas de belas flores que nos transportam para um ambiente marcadamente cortesão. Foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1148. Em 1513 recebeu foral pela mão de D. Manuel I e D. Catarina ergueu o aqueduto que traz a água de Usseira. No concelho, formado por 9 freguesias e de cariz eminentemente agrícola com o colorido dos vinhedos e pomares espalhados pelos vales, outeiros e montes, para além da omnipresente memória histórica, destaca-se o complexo turístico da praia d´ El Rey, as festas da Semana Santa e o Festival de Música Antiga. Em Novembro é a vez do festival de chocolate. São, no entanto, a Lagoa de Óbidos e as praias excepcionais como a do Rei de Cortiço e todo o areal que se estende para sul e acompanha as imponentes falésias naturais, que mais fama dão à região. A zona oferece condições invejáveis para a prática de desportos náuticos dos quais destacamos a canoagem, a vela ou o windsurf. Na Rua Direita, principal via de comércio da vila, pode-se adquirir afamados produtos locais como a ginjinha de Óbidos, bem como os típicos bordados, cerâmicas e mantas de retalhos.

Locais de Interesse: Castelo do século XII; Paço Real manuelino; Pelourinho joanino; Igrejas dos séculos XV a XVIII, de estilo românico, gótico, manuelino e barroco. Fora do recinto amuralhado existe o Santuário do Senhor da Pedra e a capela-mor romano-gótica dedicada a N.ª Sr.ª do Carmo.
Número de habitantes: 880
Observações: A vila realiza interessantes festas religiosas durante a Páscoa. Óbidos foi o berço de importantes figuras da cultura portuguesa, como por exemplo da pintora Josefa de Óbidos (1624-1684). Óbidos é uma região de vinhos e de praias.
Código Postal: 2510 ÓBIDOS
Distrito: Leiria
Concelho: Óbidos
Freguesia: Santa Maria (Óbidos)
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora