de 4
ver todos

Museu Natural da Electricidade

de 4
ver todos

O Município de Seia inaugurou a 11 de abril de 2011 o Museu Natural da Electricidade, espaço museológico que nasce a partir da centenária Central da Senhora do Desterro, e que pretende divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural que lhe está associado.

Localizado na Senhora do Desterro, o Museu Natural da Electricidade transporta-nos até 1907, ano em que se iniciou a construção do primeiro, dos quatro existentes sobre o rio Alva, aproveitamento hídrico (Central da Senhora do Desterro) a ser instalado pela Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela (EHSE), hoje EDP. Tal feito permitiu que a 23 de Dezembro de 1909 a energia elétrica chegasse a Seia pela primeira vez. Antecessora daquilo que são hoje os serviços da EDP, pelo processo de nacionalização que decorreu em 1975, a EHSE foi um marco no desenvolvimento da região.

Estes acontecimentos foram de grande relevo para o concelho e marcaram o início de uma era de parcerias que o Município de Seia viria a estabelecer com a EDP. Uma dessas parcerias é a utilização e fruição de cerca de 140 ha de terreno, área designada por Mata do Desterro que conflui com o Museu Natural da Electricidade.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Horário de visita: Dde terça a domingo das 10:00 às 18:00.
Observações: Fechado nos dias: 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 24 e 25 de dezembro
Morada: Senhora do Desterro
Código Postal: 6270 277 SÃO ROMÃO SEI
Tel: 238316276
E-mail: museudaelectricidade@cm-seia.pt
Site: www.facebook.com/museudaelectricidade.seia
Distrito: Guarda
Concelho: Seia
Freguesia: São Romão
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora