Monsaraz

Monsaraz é a povoação mais antiga do concelho de Reguengos e conserva as características ancestrais burgalenses de morro fortificado, estando classificada como Monumento Nacional. A sua ocupação data da pré-história, existindo nos seus arredores inúmeros monumentos megalíticos. Foi mais tarde ocupada pelos romanos e depois pelos visigodos.

Em 1157 foi conquistada aos mouros por Geraldo Geraldes "O Sem Pavor" e em 1167 foi doada aos Templários e posteriormente à Ordem de Cristo (1319). Três alcaides celebrizaram a vila: o condestável D. Nuno Álvares Pereira, Mem Rodrigues de Vasconcelos, comandante da "Ala dos Namorados", em Aljubarrota, e Diogo de Azambuja, construtor do Castelo de São Jorge da Mina, em África.

Foi até 1840 sede de concelho tendo, nesta data, sido transferida para a vila de Reguengos. Para além da riqueza do seu património histórico, Monsaraz está envolvida por uma paisagem natural de grande beleza.

Código Postal: 7200 MONSARAZ
Distrito: Évora
Concelho: Reguengos de Monsaraz
Freguesia: Monsaraz

Monsaraz – Reguengos de Monsaraz


História que se escreve a xisto e a cal


Andreia Melo

O tempo perguntou ao tempo: quanto tempo Monsaraz tem? E o tempo respondeu ao tempo que Monsaraz tem quase tanto tempo quanto tempo o tempo tem. Provas disso é o que não falta…

Nestes caminhos de xisto já pisaram cristãos, moçárabes, árabes e judeus. Hoje, para além dos habitantes locais, pisam um sem número de turistas. E porquê? Porque sobre este antigo castro pré-histórico surgiu a vila medieval de Monsaraz onde em poucos metros quadrados cabem séculos de História. E tudo preservado como deve de ser.

Foi terra de mouros quando a ela se referiam com o nome Saris ou Sarish. Mas a eles foi conquistada em 1157. Os Templários também aqui viveram e até a Ordem de Cristo cá fixou raízes. Com uma localização privilegiada no topo de um monte, foi durante séculos sentinela do Guadiana, rio que nasce em Espanha e sempre ficou de olho na fronteira com Castela.

Actualmente, subindo às torres do castelo, avista-se um rio cada vez mais largo e ainda consegue distinguir com clareza o ponto no horizonte onde o verde e o azul da paisagem se imiscuem. Isso e as pequenas aldeias que esta rodeiam, como o Telheiro e o Outeiro. E não perca a oportunidade de admirar o maior lago artificial da Europa e a barragem que a ele deu origem: a do Alqueva.

2010-08-30
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora