Monsanto - Aldeia Histórica

Vencedora do concurso da Aldeia mais Portuguesa de Portugal, realizado durante a época do Estado Novo, Monsanto é, ainda hoje, uma das aldeias beirãs mais bem conservadas. As suas casas de granito e xisto aninhadas no meio de gigantescos blocos de granito conferem-lhe uma graça muito especial.
Localizada na encosta de um monte escarpado - O Cabeço de Monsanto - a 758 metros de altitude, foi desde o tempo dos lusitanos um refúgio por excelência. Importante praça militar, os feitos históricos ligados ao castelo e à defesa da região são inúmeros. Hoje, dele restam alguns vestígios: a Torre de Menagem, a Torre do Pião (século XII) e a Igreja de Santa Maria do Castelo. Fora da muralha, encontra-se a Capela de São Miguel, dos séculos XII/XIII, da qual se diz ter sido erguida sobre um santuário dedicado ao culto de Marte, vendo-se em seu redor algumas sepulturas cavadas na rocha.
Pelo casario, os visitantes podem apreciar as marafonas, bonecas de pano ligadas ao culto da fertilidade, assim como os adufes, instrumentos por excelência da Beira Baixa. No sopé de Monsanto devem também visitar a bonita capela românica de São Pedro de Vir à Corça, do século XIII, erguida num dos locais mais mágicos da região.

Locais de Interesse: Castelo (Imóvel Interesse Público); Casas solarengas (séculos XV- XVIII); ruínas da Capela românica de São Miguel, onde há vestígios de primitivos cultos pagãos; Capela de Santa Maria; Capela do Espírito Santo; Torre de Lucano; Igreja da Misericórdia (templo românico); Capela de São Sebastião.
Número de habitantes: 1447
Principais festas / feiras: Festa de Santa Cruz (3 de Maio)
Título: Uma das aldeias mais marcantes do país
Código Postal: 6060 MONSANTO IDN
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-a-Nova
Freguesia: Monsanto
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora