Idanha-a-Velha - Aldeia Histórica

Pequena aldeia, a 15 quilómetros de Idanha-a-Nova, junto ao rio Pônsul, foi outrora uma importante cidade romana e sede de diocese durante o período visigótico. Em finais do século XIX foi identificada como sendo a Civitas Igaediranorum, urbe que se situava junto à grande via romana que ligava Mérida (Espanha) a Braga.
O baptistério e ruínas anexas do que se pensou ser o paço episcopal, assim como a catedral, são do tempo dos visigodos, embora esta tenha sido transformada, primeiro em mesquita e, mais tarde, em templo cristão. Já do início da nacionalidade é a torre de menagem, que se supõe ter sido construída sobre o podium de um templo romano. Nas últimas décadas procedeu-se à requalificação da povoação, no âmbito do programa das Aldeias Históricas, que restaurou muitos dos seus monumentos e integrou um pequeno núcleo museológico, onde se pode ver uma colecção epigráfica luso-romana. Recuperado foi também o antigo lagar de azeite onde funciona outro museu que merece uma visita atenta.

Locais de Interesse: Panos de muralha ainda do período romano, bem como uma torre semi-cilindrca; Ponte romana; Pelourinho; Sé-catedral visigótica, mandada restaurar no reinado de D. Manuel, em 1510 (do lado de fora, numa construção anexa ainda é possível ver o baptistério visigótico); Paço dos Bispos Egitanenses; Museu; Estação Arqueológica de Egitânia e a Igreja Matriz, com obras de reconstrução manuelina.
Número de habitantes: 90
Principais festas / feiras: Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição no 3º fim-de-semana de Maio.
Título: Recuperação exemplar
Código Postal: 6060 041 IDANHA-A-VELHA
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Idanha-a-Nova
Freguesia: Idanha-a-Velha
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora