Castelo Novo - Aldeia Histórica

Situada na encosta oriental da serra da Gardunha, a cerca de 650 metros de altitude, esta aldeia histórica destaca-se pelo seu harmonioso traçado concêntrico e pelo bom estado da estrutura urbana. As ruas, traçadas segundo as curvas de nível, revelam antigos solares, paredes-meias com casas populares em pedra, pequenas varandas de madeira e restos de calçada romana.
Entre os locais de visita obrigatória estão a Casa da Câmara, Cadeia e Pelourinho, o Chafariz da Bica, a Igreja da Misericórdia e o castelo. À saída da aldeia, numa pequena elevação, fica o Cabeço da Forca, zona de execução de condenados, significativamente marcada por duas caveiras esculpidas na rocha. É junto a esta aldeia que se situam as nascentes das águas do Alardo.
A lagariça, construção escavada na rocha em forma de concha com planta circular, foi durante séculos utilizada para o fabrico do "vinho de todos", único exemplo dos trabalhos colectivos das antigas comunidades rurais.

Locais de Interesse: Pelourinho manuelino; Casa da Câmara, edifício do século XV; Chafariz Dom João V; Igreja Matriz; Torre de menagem do antigo castelo, transformada em torre sineira; Igreja da Misericórdia (século XVII); Casa dos Viscondes de Trancoso; Casa Correia Sampaio; Quinta do Ouriço.
Número de habitantes: 520
Observações: Existe, aberta na rocha, uma lagariça onde, durante séculos, se fabricou o «o vinho de todos», uma tradição marcadamente comunitária.Passeios organizados: 60 Minutos
Principais festas / feiras: Festa em honra de S. Brás no 1º Domingo de Fevereiro, Festa de Nossa Sra. Da Serra na 2ª Feira seguinte à Páscoa, Festa de Santa Ana e São Joaquim e no 1º fim de semana de Setembro é a festa em honra do Senhor de Misericórdia.
Título: Traçado Harmonioso
Código Postal: 6230 160 CASTELO NOVO
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Fundão
Freguesia: Castelo Novo
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora