Restaurante Great
Restaurante Great
Noite e Restaurantes | Restaurantes
Atmosfera intimista, onde a pouca luz que incide é a dos pequenos candeeiros e/ou velas que povoam as mesas, e ambiente de glamour num espaço que se dedica de corpo e alma à cozinha de autor. Pratos criativos e conjugações inesperadas a serem degustados num espaço com uma decoração de inspiração oriental com recurso ao minimalismo de linhas que caracteriza esta tendência e onde o preto é a cor dominante e as paredes ou são envidraçadas ou são de tijolo.
Estrada Exterior da Circunvalação 15960Matosinhos
4450-100 MATOSINHOS
Distrito: Porto
Concelho: Matosinhos
Freguesia: Matosinhos
Mais Informações
Formas de pagamento: Cartões Crédito, Multibanco
Lotação: 28
Necessidade de reserva: Não é necessário
Bar/Sala de espera: Bar e Sala de Espera
Dia(s) de Encerramento: Sábados (Almoços), Segundas (Almoços), Domingos
Estacionamento: Sim
Preço Médio: 25.00
Recomendado para grupos: Não
Serviços: Ar condicionado
Horário de Funcionamento: De terça a sexta das 12:30 às 15:00 e das 20:00 às 24:00.
Segundas e sábados das 20:00 às 24:00
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade condicionada
Especialidades: Entradas: Crocante de maçã e queijo de cabra com mel; Folhado de alho francês, bacon, cogumelos e mozzarella fresca. Peixe: Papillote de robalo e salmão com açorda de coentro. Doces: Gelado de tangerina e vodka.
Observações: Outros contactos: 916 252 963.
Tipo de Restaurante: Cozinha de autor
Área para fumadores: Exclusivamente Fumadores
Se algum dos dados apresentados não estiver correcto, envie por favor, um e-mail para a redacção do Lifecooler.
Veja Aqui Mais Perto
|
Restaurante Great – Matosinhos
|
|
|
Alquimia de sabores
|
|
|
Andreia Fernandes Silva
|
|
|
Misturas improváveis aliam a cozinha mediterrânica e os sabores tradicionais à mestria da cozinha de autor. Tudo em ambiente íntimo e pessoal, bem perto do Atlântico.
|
|
|
A escolha do nome surgiu por acaso quando Frederico Fontes viu num cartaz a palavra «great» e sentiu que esta representava exactamente aquilo que gostaria de concentrar num restaurante: um ambiente descontraído e familiar onde imperasse o convívio a par com a boa comida, claro está. «A palavra resumia exactamente o tipo de espaço que tinha idealizado na minha mente» explica o chefe e também dono do agradável restaurante em Matosinhos.
Formado pela Escola de Hotelaria do Estoril e após uma passagem por um restaurante em Caminha, Frederico Fontes decidiu apostar na criação de um espaço próprio bem perto da zona onde sempre viveu. E foi assim que há dois anos, com o apoio da família e amigos, decidiu arriscar abrindo um negócio bem junto à rotunda da Anémona em Matosinhos. |
|
|
O interesse deste jovem pela cozinha começou cedo e destacou-se quando se aventurou a preparar pequenas iguarias para os mais próximos. Sabores para aqui, viagens por ali foi apurando os sentidos e hoje aprecia promover misturas improváveis. «Gosto de combinar sabores que habitualmente não surgem no mesmo prato», explica ao mesmo tempo que esclarece: «as experiências nem sempre correm bem, como é óbvio».
O aconchego da sala, com lotação para perto de 30 pessoas é a porta de entrada para uma casa onde a prioridade é bem receber. Se a hora do almoço a preferência são pratos rápidos, simples e económicos é com o anoitecer que o ambiente se transforma. As luzes ténues são as responsáveis pela grande metamorfose e o pequeno restaurante parece uma íntima sala de estar por onde circulam cheiros e sabores meticulosamente pensados pelo chefe. Bons momentos |
|
|
Mal as iguarias começam a desfilar pelas mesas, os olhares mais ou menos discretos vão apurando o apetite. As escolhas são pensadas ao gosto do cozinheiro e algumas vão sendo adaptadas conforme as apreciações que vai recebendo. O crocante de maça e queijo de cabra com mel, alia em simultâneo a consistência fresca e suave do queijo ao aconchego do mel, ambos entrecortados pela fina e estaladiça pele do crocante. Já as bochechinhas de porco em confit com agridoce de maracujá são uma experiência a saborear com calma. Se estes sabores iniciais não lhe parecem uma boa escolha pense nas opções de salada ou, para paladares mais apurados, não esqueça que na carta há pimentos padron ou gambas com alho e limão.
Nos pratos principais destaque para os que são presenteados com vinho do Porto: magret de pato e o polvo assado. Mas por ali também se encontram as leves propostas de massa, os bifes, com direito a molho de mostarda, natas ou o muito saboroso – e altamente aconselhado pelo chefe - papilotte de robalo e salmão com açorda de coentros, uma mistura que junta a simplicidade do peixe preparado de modo muito simples a uma muito bem elaborada açorda, bem apaladada e onde se destaca o sabor fresco dos coentros. |
|
|
Com uma cozinha essencialmente mediterrânica mas fortemente influenciada pelo gosto pessoal do cozinheiro, surgem também propostas de origem tradicional, devidamente adaptadas à sua mão certeira. Com a chegada do Outono, a ementa sofre pequenas alterações e surgem pratos de caça e acompanhamentos da época.
A decoração em tonalidades escuras teve o toque do arquitecto José António Lopes e mistura pormenores retro com alguns objectos seleccionados por Frederico Fontes e pela família. Para além da gastronomia, o maior cartão de visita de qualquer restaurante, no Great o convite é sempre para se ficar e prolongar a refeição. «A ideia é que as pessoas não venham com pressa e se sintam confortáveis», destaca o dono para quem o importante é que «as pessoas se sintam como se estivessem em casa com os amigos». Foi também a um amigo que recorreu para elaborar a carta de vinhos com perto de 70 propostas oriundas de todas as regiões do país. Uma das novidades em andamento, um desafio de uma das mais conhecidas marcas, é a criação de alguns pratos com whisky, propostas para apreciar em breve. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2008-10-15
|
|
Informações Úteis
|
Estrada Exterior da Circunvalação 15960


220025274
220025274
ver todos






















