Casa de Alfena

Casa de Alfena
Alojamento | Turismo de Habitação
A Casa de Alfena, situada na aldeia oficina de Travassos, na margem norte do rio Ave, é a recuperação de uma casa solarenga do século VXIII com antigas oficinas de ourivesaria e sequeiro. As antigas oficinas deram lugar ao único Museu do Ouro existente em Portugal.
Aldeia de Baixo4830-771 TRAVASSOS
Distrito: Braga
Concelho: Póvoa de Lanhoso
Freguesia: Travassos
Mais Informações
Responsável: Luís António Santos
Localização: Campo
Preço Época Alta: 75.00 €
Preço Época Baixa: 70.00 €
Jardim
Piscina
Sala de estar comum
Sala de jogos
Nº de quartos: 5
Categoria: Turismo de Habitação
Acessos: Sair da A3 em Braga em direcção à Póvoa de Lanhoso e, dali, seguir em direcção a Cabeceiras de Basto. 7 Km depois encontrará uma indicação, à esquerda, para Travassos.
Formas de reserva: Telefone, Fax
Período de funcionamento: Todo o ano.
Se algum dos dados apresentados não estiver correcto, envie por favor, um e-mail para a redacção do Lifecooler.
Veja Aqui Mais Perto
|
Casa de Alfena e Museu do Ouro
|
|
|
Portugal tem um museu do Ouro? Ter, tem, a maior parte de nós é que nem desconfia que em Travassos, no Minho, ele existe. E mesmo ao lado a Casa de Alfena, um sonho de calmaria.
|
|
|
Paula Oliveira Silva
|
|
Quando se viaja por terras do Minho é provável que se estranhe a pacatez dos lugares, principalmente se esses sítios forem aldeias isoladas. E ainda bem que são. Oxalá se mantenham assim por muito tempo. Pelo menos para quem vem de fora. Travassos é uma dessas povoações onde o barulho que se regista é o do peixeiro que abusa da buzina e o do sino da igreja da aldeia mais próxima a lembrar as horas, as meias-horas e os quartos de hora, também. Para que raio terá esta gente tanta necessidade de saber as horas assim com tanto rigor?
|
|
A Casa
Mantêm as aldeias de Póvoa de Lanhoso o encanto de outros tempos ao conservarem as típicas construções graníticas edificadas em terrenos acidentados com vistas de fazer inveja. De Braga a Travassos, os caminhos correm pelas serras como as veias pelo corpo e todas com um destino qualquer. É claro que depois de instalado terá a oportunidade de os descobrir. Por agora é altura de conhecer o destino que o espera: a Casa de Alfena. Trata-se de uma casa senhorial oitocentista com um nome bastante curioso. Pediu o seu primeiro dono o nome emprestado a um arbusto e nunca mais o devolveu, ficando a designação associada para sempre à casa. Os filhos de Francisco, actual dono, cuidaram do arranjo e da decoração e o resultado é uma ornamentação simples e funcional, mas nem por isso menos cuidada. É por estas e por outras que apetece fugir aos hotéis e vir para lugares onde se respira uma cultura e gastronomia muito própria. Se as paredes desta casa falassem, certamente teriam muito que contar, mas como tal não é possível Francisco, ocupa-se (e bem) desse intento. Peça que lhe conte a história de um quarto muito especial que envolve “refugiados” políticos, “fugitivos” à tropa, um alçapão e uma manta. Ingredientes perfeitos para um filme policial, baseados em factos reais. |
|
|
A casa dispõe de duas salas de convívio, uma delas feita à medida de um serão passado à lareira, conversando com os anfitriões. A sala de jogos é outro local a não perder e finalmente a cozinha rústica com mobiliário em granito, digno de ser analisado ao mais pequeno pormenor. Aquando do passeio pelo jardim, encontra a piscina. Logo ali uma construção impõem-se à vista. Um antigo sequeiro foi adaptado e alberga actualmente dois quartos.
O facto de os quartos estarem equipados com televisão (nem sempre disponível nos turismos de habitação) pode ser uma boa notícia para quem não tenha intenções de se desligar do mundo exterior. Porém, com uma varanda tão comprida, suportada com pilares de granito é uma pena perder tempo com coisas que poderá fazer noutro local. Este parece ser o sítio certo para ver o dia partir ou, para os mais aventureiros, senti-lo chegar. |
|
O ouro
Travassos é uma aldeia-oficina com tradições imemoriais. E não é nenhum exagero se se disser que todas as famílias estiveram ligadas à ourivesaria, a tal ponto de se afirmar que foi aqui que nasceu a ourivesaria em Portugal. Não sabia disto? Agora imagine que o único museu do ouro que existe em Portugal se encontra precisamente em Travassos. Se vier por cá, preste atenção às amplas janelas quadrangulares projectadas a pensar no aproveitamento da luz natural, imprescindível à arte de trabalhar o ouro e especificamente a filigrana. Ao longo de cinquenta anos, o Senhor Francisco, actual dono da casa de Alfena e ourives local, foi reunindo objectos em ouro e o mobiliário necessário para a transformação da antiga oficina em Museu. Na realidade, trata-se de uma ex-oficina que faz parte de um conjunto de quatro, datando a mais recente de 1742. |
|
|
E tudo à volta
Para conhecer o que está à volta, poderá aceder em menos de meia-hora (isto é, se não se perder no caminho) a pontos de interesse turístico como Braga, Guimarães e o eterno Gerês. A barragem do Ermal ou a serra da Cabreira podem ser outros destinos a ter em conta. E porque a terra de Maria da Fonte está ali tão perto, seria um verdadeiro pecado não subir ao castelo da Póvoa de Lanhoso e de seguida comer um bacalhau com batatas a murro no Victor. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2002-02-11
|
|
Informações Úteis
ARTIGOS RELACIONADOS
- Casa da Tojeira
- Estalagem Parque do Rio
- Quinta Maria da Fonte
- Restaurante O Victor - Póvoa de Lanhoso
CHEGAR AO SÍTIO
Sair da A3 em Braga e sair em direcção a Chaves. Doze quilómetros depois virar à direita em direcção à Póvoa de Lanhoso e, dali, seguir em direcção a Cabeceiras de Basto. Manter essa rota até encontrar (cerca de 7 quilómetros depois) uma indicação, à esquerda, para Travassos. Virar para a aldeia e continuar na estrada de asfalto até encontrar, do lado esquerdo, a Casa de Alfena a 1,5 Km depois do cruzamento.
COMER BEM
Telefone: 253909100
DORMIR DESCANSADO
Telefone: 253943790
PATRIMÓNIO, TRADIÇÃO E CULTURA
Telefone: 253943790
|









253943790
253943792
ver todos









