Restaurante Molhó Bico

Ver em EspanholVer em Inglês Print Email
Restaurante MolhóBico - Sala

Restaurante Molhó Bico

Noite e Restaurantes | Restaurantes

Típica casa alentejana, com paredes caiadas e o traço amarelo a colorir a fachada. No interior, calçada portuguesa no chão e meio metro de parede em tijolo perto do tecto. Decorado à moda alentejana, não faltam as mesas corridas nem as grandes talhas de barro. Mas se o ambiente é rústico, interessa esclarecer que alguns apontamentos decorativos fogem a esta tendência, introduzindo alguma originalidade ao espaço e jogando com as expectativas daqueles que por aqui passam. A comida, essa, é regional, do mais tradicional possível (sem espaço para manobras) e as meias doses vêm tão bem servidas que ainda sobra. No capítulo dos vinhos, a selecção é bem cuidada.

Localização Rua Quente 1
Serpa
7830-369 SERPA

Distrito: Beja
Concelho: Serpa
Freguesia: Salvador
Contactos Telefone284549264Fax284549264
Reservar mesa [Alt-Text]
Newsletter

Mais Informações

Responsável: José Alves Afonso / Manuel Pires

Horário de Funcionamento: das 12:00 às 02:00

Acessos para deficientes: Sim

Ambiente e decoração: Decorado com quadros de pintores regionais. Uma das salas possui mesas corridas e grandes talhas de barro.

Animação: Fados ou rancho.

Bar/Sala de espera: Sala de Espera

Dia(s) de Encerramento: Quartas

Especialidades: Entradas: Presunto de porco preto; Espargos silvestres com ovos; Paio alentejano; Torresmos do rissol; Queijo de Serpa. Sopas: Sopa de cação desfiado; Açorda alentejana. Peixe: Bacalhau assado na brasa; Caldo de cação; Pataniscas de bacalhau com arroz de feijão; Bacalhau espiritual; Bacalhau à lagareiro com batata à murro. Carne: Secretos de porco preto; Plumas de porco preto; Carrilhada de porco preto no forno; Pá de porco preto assada no forno com legumes, frutas e puré de batata; Lombinhos e entrecosto de porco preto no carvão; Ensopado de borrego à pastora à moda de Serpa; Pezinhos de borrego guisados; Caldeirada de borrego; Costeletas de borrego fritas em azeite e alho; Cabeça de borrego assada; Cachola de borrego frita; Molhinhos de borrego guisado com batata; Migas com carne de porco; Feijoada com cogumelos silvestres; Carne da matança; Cozido de grão; Lebre com feijão branco; Coelho bravo frito; Javali grelhado e guisado. Doces: Requeijão com mel; Tarte de requeijão; Bolo de amêndoa e gila; Trouxas de ovos; Siricaia; Pêra bebeda; Maçã assada.

Horário de Encerramento: 02:00

Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil

Área para fumadores: Zona Fumadores + Zona Não Fumadores

Estacionamento: Sim

Estilo de restaurante: Bom Garfo

Formas de pagamento: Multibanco

Lotação: 120

Necessidade de reserva: Aconselhável

Período de Férias: Julho

Preço Médio: 20.00

Recomendado para grupos: Sim

Sanitários para Deficientes: Não

Serviços: Ar condicionado; Sala típica do vinho; Lareira. Esplanada.

Tipo de Restaurante: Regional, Alentejano



Se algum dos dados apresentados não estiver correcto, envie por favor, um e-mail para a redacção do Lifecooler.

Veja Aqui Mais Perto

Print Email
Restaurante Molhóbico - Serpa
Comer ainda é uma festa!
   
N'Dalo Rocha
   

Fica em Serpa, quase perdido numa rua estreita, aparentemente igual a tantas outras. Parece pequeno mas as aparências enganam. Uma vez transposta a porta, logo à entrada, somos surpreendidos pela sala para grupos. A decoração é simples mas espectacular com gigantescas talhas de barro, com mais de dois metros de altura.

Não é difícil perceber que há 60 anos este local era uma adega de vinho e que as talhas serviam precisamente para armazenar tão precioso líquido. Os trabalhadores rurais deixavam os seus carros de bois nas estrebarias e após os longos dias de trabalho ali iam matar a sede.

No total, o restaurante tem três salas: a primeira, a das talhas, ideal para grupos pelo espaço e disposição das mesas; a segunda, mais reservada e pequena, e o salão principal, onde o proprietário se reúne com os seus amigos. Sem exagero, dá para dizer que meia Serpa por lá pára. Bebe-se bom vinho, comem-se petiscos, e sobretudo, há fados e guitarradas.

Uma tertúlia de amigos, na verdadeira acepção da palavra. À roda da mesa passam músicos amadores e profissionais que não hesitam em dar o seu contributo, porém nada mais é cobrado aos clientes.

   

Defensor acérrimo do concelho de Serpa, desde que assumiu o MolhóBico há cerca de oito anos, o proprietário dá primazia aos produtos da terra. Ali só se serve porco alentejano, ou melhor, pata negra. E com excepção do bacalhau, desde o feijão, ao grão, ao azeite, dos ovos ao vinho, apenas produtos regionais de Serpa, se servem naquela casa.

No que respeita aos pratos propriamente ditos, a carta está recheada de saborosos petiscos de fazer crescer a água na boca. É quase um crime vir cá e não experimentar qualquer um dos pratos de porco preto, por exemplo. São as plumas, os secretos e as migas com carne de porco. Mas há mais, como por exemplo os pratos de borrego, tais como a caldeirada ou o ensopado, para além do bacalhau espiritual, do caldo de cação ou das pataniscas de bacalhau. Para a sobremesa, tarte de requeijão ou então uma mais convencional sericaia.

Resumindo, boa comida e muita alegria num ambiente simpático e acolhedor, onde o cliente está à vontade e a comida justifica perfeitamente o preço médio de cerca de 13 euros. Quase nem dá para acreditar.

REPORTAGEM ACTUALIZADA EM NOVEMBRO 2009

   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
2004-08-17
Localização
• Serpa
Salvador
Rua Quente 1

LOJAS LIFECOOLER

DESCONTOS DO DIA

HOTÉIS

Travel Lifecooler
MAIS DE 500 HOTÉIS EM PORTUGAL AOS MELHORES PREÇOSDESCUBRA JÁ

RESTAURANTES

Travel Lifecooler
OS MELHORES RESTAURANTES COM DESCONTODESCUBRA JÁ

ATIVIDADES

Travel Lifecooler
AS MELHORES ATIVIDADES DE DESCOBERTA E BEM-ESTARDESCUBRA JÁ

PRENDAS

Coolgift
OFEREÇA AS MELHORES EXPERIÊNCIAS DE PORTUGALDESCUBRA JÁ

VIAGENS

Travel Lifecooler
FÉRIAS LOW COST NO MUNDO INTEIRODESCUBRA JÁ

LIVROS

OS MELHORES GUIAS TURÍSTICOS E LIVROS DE DESCONTO

Meteorologia

  • Lisboa
    Máx. 25º Min. 12º Hoje
    Máx. 24º Min. 12º Sáb
  • Porto
    Máx. 21º Min. 8º Hoje
    Máx. 21º Min. 10º Sáb
  • Faro
    Máx. 22º Min. 16º Hoje
    Máx. 22º Min. 15º Sáb
Outras Localidades