A Cadeia Quinhentista – Estremoz

Ver em EspanholVer em Inglês Print Email Restaurante A Cadeia Quinhentista

Restaurante A Cadeia Quinhentista

Noite e Restaurantes | Restaurantes

A funcionar desde o Verão de 2006, nasceu de uma bem conseguida recuperação da antiga cadeia da comarca de Estremoz, um monumento do século XVI que se encontrava em ruínas. O edifício, de arquitectura da época medieval, foi transformado num moderno bar-restaurante, atractivo e de bom gosto, com uma oferta gastronómica baseada na cozinha tradicional alentejana, privilegiando os produtos regionais, as ervas aromáticas, os enchidos, os queijos e vinhos.

Oferta Discountbook
Localização Rua Rainha Santa Isabel Castelo
Estremoz
7100-509 ESTREMOZ

Distrito: Évora
Concelho: Estremoz
Freguesia: Santo André Estremoz

Mais Informações

Responsável: João Simões

Acessos: Pela A6 sair à indicação de Estremoz, e depois do centro histórico onde se encontra o castelo. O restaurante situa-se por detrás da Igreja de Santa Maria. Pode estacionar o carro no interior das muralhas, pois existe cerca de 200 lugares disponíveis.

Acessos para deficientes: Não

Dia(s) de Encerramento: Não encerra

História: Inserido numa antiga cadeia quinhentista da comarca de Estremoz.

Lotação: 46

Sanitários para Deficientes: Não

Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade condicionada

Bar/Sala de espera: Bar e Sala de Espera

Especialidades: Entradas: Gaspacho à alentejana; Amêijoas com coentros frescos.
Peixe: Bacalhau dourado; Cação "temperado" com pimentão da horta e açorda de amêijoas.
Carne: Pataniscas de enchidos de porco preto; Grelhada Mista por Trilogia de Camarão de Moçambique; Borrego; Porco Preto.
Grelhados: Queixinhos de porco preto; Grelhada mista com rosmaninho da serra d´Ossa. Doces: Pudim d´Água, Manjar celeste.

Estacionamento: Sim

Estilo de restaurante: Bom Garfo

Formas de pagamento: Multibanco

Horário de Encerramento: 22:00

Necessidade de reserva: Aconselhável

Preço Médio: 25.00

Recomendado para grupos: Sim

Serviços: Ar condicionado.

Tipo de Restaurante: Português, Regional, Alentejano

Horário de Funcionamento: Das 12:30 às 15:00 h e das 19:30 às 22:00 horas.

Área para fumadores: Sala para fumadores

Observações: Encerra 24 de Dezembro ao jantar.



Se algum dos dados apresentados não estiver correcto, envie por favor, um e-mail para a redacção do Lifecooler.

Veja Aqui Mais Perto

Print Email
A Cadeia Quinhentista – Estremoz
Preso à comida.
   
Paula Oliveira Silva
   
No Alentejo, onde a gastronomia é um dos principais motivos de romaria, há muitos espaços que honram a cozinha tradicional. A Cadeia Quinhentista é um deles.
   

Do castigo ao prazer

Em Estremoz, o castelo com a sua torre de 27 metros, o Paço Real onde morreu a Rainha Santa, os Paços do Concelho, a Casa do Alcaide e a Igreja Matriz estão todos aconchegados por circunstâncias defensivas.

A antiga cadeia comarcã - monumento do século XVI - também se insere neste perímetro amuralhado e foi salva da ruína numa altura em que o tecto já era o céu.

O edifício, com traços medievais revelou-se um agradável e moderno restaurante onde as cores fortes (laranja e vermelho) convivem com particularidades arquitectónicas, como as abóbadas de tijoleira, as grossas paredes e as fortes grades de ferro no piso térreo que fazem parte da decoração. Porém, mais regional era difícil, e não é só por causa da gastronomia praticada.

Aqui homenageiam-se os artesãos que trabalharam com mestria a madeira do mobiliário e o metal das cadeiras, fazendo lembrar as grades de uma das janelas, à beira da qual nos sentámos. Desenhos cravados na pedra mármore dos parapeitos e grades cerradas minuciosamente foram duas pequenas curiosidades de que nos apercebemos.

A astúcia não chegou, no entanto, para imaginar que através do buraco no chão do primeiro andar, e que vai dar directamente ao restaurante, eram servidas as refeições aos presos mais perigosos para que não chegasse a haver contacto directo. 

   

Histórias à parte, ao almoço, o estômago confirma as horas assinaladas pelo sino da igreja, que lhe fica pegada estando o restaurante nas suas traseiras. Digno de registo, no entanto, é a capela que bem se vê das janelas da sala de restauração em cujo varandim era celebrada missa para os presos.


A escolha é livre, o difícil é escolher...

A cozinha alentejana, de tão simples ser, fez-se rica combinado muitas vezes os mesmos ingredientes e originando pratos bem diferentes. O mérito vai directo, e com louvor, para as ervas aromáticas que têm um papel primordial nas inspirações gastronómicas.

Na Cadeia Quinhentista o azeite e pão combinam-se em açordas, migas e sopas como é exemplo o gaspacho e a sopa de tomate. É fácil prever que a cozinha aqui praticada é a regional, valorizando os produtos frescos e de qualidade e os ingredientes da tradição. 

   

Começámos com uns petiscos que nos serviram de entrada mas bem poderiam ser a refeição. Bochechas de bacalhau no carvão com pimentos vermelhos, Queijo de ovelha certificado gratinado com orégãos e a Morcela de porco preto com maçã salteada e alecrim da serra de S. Miguel consolaram os estômagos famintos.

Na secção das receitas da tradição (como se não fossem todas) estão as Pataniscas de enchidos de porco preto e as Migas com carne de porco de alguidar. Na terra do borrego e porco preto, a Perdiz suave em azeite de Estremoz também faz sucesso e para os vegetarianos há sempre uma sugestão. E nem se ouse pensar que o peixe não entra nesta carta. Lombo de bacalhau lascado e cação “temperado” com pimentão da horta e açorda de amêijoas são bons representantes.

As sobremesas são igualmente de deixar água na boca. Se não se for pelos queijos vai-se pelos doces como o Manjar Celeste ou o Pudim d’Água de Estremoz - um pecado originário de um mosteiro da região.

   

Design moderno e grades – uma combinação pacífica

Não é só restaurante esta Cadeia Quinhentista. Se depois do jantar a vontade pedir por um digestivo num ambiente de “noite” então o destino deve ser o bar, no piso superior. Sobe-se pelo exterior utilizando a escadaria quinhentista em mármore e toma-se atenção à decoração da janela do primeiro andar da época de D. Manuel I.

Se, ao tempo da cadeia, onde hoje se situa o restaurante ficavam os presos homens, no piso superior estavam as mulheres e a casa do carcereiro. Foi aliás, nesta última zona do edifício que foram encontradas pinturas murais a fresco e a lareira que ainda se mantém.

No bar, os sumos naturais, a sangria branca, tinta ou de espumante, e os cocktails (com e sem álcool) surgem à cabeça da lista, mas também há os espumantes, do Alentejo principalmente. Sabia que há espumantes no Alentejo? É uma boa deixa para a despedida. Já agora... respire fundo, brinde à sua liberdade e ao momento! 

REPORTAGEM ACTUALIZADA EM NOVEMBRO DE 2009

   
   
   
   
   
   
 

Informações Úteis

COMER BEM

Telefone: 268323400

Localização
• Estremoz
Santo André Estremoz
Rua Rainha Santa Isabel Castelo

Promoções Chequehotel

Passatempo

Loja

Loja online

Meteorologia

  • Lisboa
    Máx. 32º Min. 16º Hoje
    Máx. 30º Min. 16º Sáb
  • Porto
    Máx. 29º Min. 16º Hoje
    Máx. 28º Min. 16º Sáb
  • Faro
    Máx. 31º Min. 20º Hoje
    Máx. 30º Min. 20º Sáb
Outras Localidades