Vistas guiadas no Dia do Guia Intérprete

Vá pelos passos deles

No próximo sábado, dia 21 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional do Guia Intérprete. Para celebrar a data, os profissionais da área vão oferecer visitas guiadas a pé ao longo do dia. Fique a conhecer melhor o bairro da Mouraria, a zona da Baixa ou uma das zonas mais cosmopolitas de Lisboa, o Chiado. Se está pelo Norte, perca-se com os guias pelas ruas históricas do Porto.
 

Lisboa

Começa às 11 horas e termina às 16. A todas as horas, e a começar e terminar na Praça do Rossio, dirija-se ao stand do Dia Internacional do Guia-Intérprete, e prepare-se para um passeio onde vai conhecer um pouco melhor a cidade de Lisboa. Mesmo os alfacinhas, com certeza, ainda têm muito para descobrir sobre a capital.
São três circuitos. O primeiro, pelo Chiado, onde irá conhecer o charme da Lisboa Antiga, percorrendo a Rua do Carmo, e fazendo uma visita à Brasileira onde será recebido pela estátua de Fernando Pessoa. Também vai, com certeza, perder algum tempo no simbólico Largo do Carmo, um dos palcos do 25 de abril e onde se situa o imponente convento e o Museu Arqueológico do Carmo.

Se preferir, pode antes escolher um percurso vizinho, pela zona da Baixa, onde se falará do terramoto de 1755, das consequências que reproduziu nessa zona e de como se reconstruiu para chegar ao que é hoje. Por último, tem também um circuito pela Mouraria e aí irá passar pela Rua do Capelão onde estão expostos os trabalhos artísticos de Camilla Watson que imortaliza em fotografia os rostos de alguns dos mais importantes fadistas que nasceram neste bairro emblemático. Espreite cada beco desde bairro pitoresco e sinuoso onde cada esquina tem uma história para contar. Aqui vai percorrer também a Muralha Fernandina, a renovada praça do Martim Moniz, descendo depois pelas emblemáticas escadinhas de S. Cristóvão para voltar ao Rossio.

Esta é uma iniciativa onde não iremos ouvir apenas português, mas também inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e holandês. E porque os mais pequenos também não foram esquecidos, às 11h30 será oferecida uma visita especial, em português, para crianças. Mas para esta será necessária inscrição em diadoguia@gmail.com.
Um programa enriquecedor. E grátis.

Saiba mais em www.facebook.com/guideday


Porto

Aqui, as comemorações são um pouco mais escassas mas vale sempre a pena visitar os Aliados e conhecer a sala de visita dos portuenses. Vai perder-se pela zona dos Clérigos, percorrendo a Baixa, com as concorridas Galerias de Paris, e passando também pela monumental estação de São Bento.

Mas atenção, no Porto há apenas duas visitas guiadas, uma às 10 horas, e outra às 15, sendo o ponto de encontro na Praça da Liberdade. Português, inglês, francês e espanhol serão as línguas ouvidas numa iniciativa conjunta entre o Sindicato Nacional da Atividade Turística, Tradutores e Intérpretes (SNATTI) e a Associação de Guias Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC).

Escolha a hora que lhe for mais conveniente e prepare-se para um passeio diferente pelo centro histórico do Porto.

Saiba mais em www.facebook.com/guideday

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora