Visita à Berlenga

Localizado na parte norte da ilha, o Carreiro dos Cações é assim chamado porque era nesta fenda rochosa que os cações (peixe) vinham, em tempos, desovar. Tem uma pequena praia mas o acesso só se faz de barco.
Situada no sudoeste da ilha, a Cabeça do Elefante é uma das maiores atrações turísticas.
O forte chegou a ser pousada de luxo antes do 25 de abril. Hoje é um local de alojamento humilde, onde o espírito comunitário prevalece. Uma maneira simples e barata de pernoitar na ilha.
Fortaleza militar seiscentista, ex-líbris da Berlenga, hoje ao cuidado da Associação Amigos da Berlenga. Chega-se lá de barco ou através de uma ponte um tanto ou quanto intimidante.
O Parque de Campismo das Berlengas está assente em socalcos e a vista é das mais privilegiadas. Indicado para verdadeiros amantes da natureza, aqui não existe nenhum tipo de mordomias.
A gaivota-de-patas-amarelas, aqui com três crias, tem uma presença dominadora na ilha. São milhares e milhares de aves que, ao longo dos anos, têm sido vistas como um problema para o equilíbrio natural da Berlenga.
Apesar de a ilha ser dominada pela presença das gaivotas, é possível observar, sobretudo junto ao mar, outra das espécies endémicas das Berlengas – o corvo-marinho-de-crista.
Depois de uma reclassificação, em 1988, o arquipélago passou a Reserva Natural das Berlengas, o que inclui todas as ilhas e ilhéus e ainda a área marítima que os circunda.
Construído em 1841, o Farol do Duque de Bragança tem quase 30 metros de altura. Localizado num planalto, encontra-se a mais de 100 metros acima do nível do mar e funciona a energia solar.
Além de transportar pessoas, o barco é o meio de eleição para fazer chegar à Berlenga todo o tipo de bens, sobretudo produtos alimentares.
O Bairro dos Pescadores foi mandado construir pelo Comandante Andrade e Silva para acolher os pescadores. Nos dias de hoje, ninguém vive nas Berlengas o ano inteiro e até os faroleiros são rendidos a cada 15 dias.
Ao final da tarde, a praia do Carreiro do Mosteiro está praticamente deserta e o sol já se escondeu neste lado da ilha. Um momento perfeito para apreciar a tranquilidade da Berlenga.

Beleza agreste

Ana Filipa Picoto 2014-08-06

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora