Viseu & Vinho Dão Festa

A festa das vindimas

De 18 a 21 de setembro a região do Dão e a cidade de Viseu apresentam uma agenda de experiências e eventos relacionadas com o vinho e a gastronomia. Música e desporto também dão um ar de sua graça nesta primeira edição da festa das vindimas. Uma forma de ficar a conhecer melhor esta região cheia de tradições que junta o património edificado aos diversos atores da economia local: quintas e produtores de vinho e restaurantes.

Que comece a festa

As provas vínicas não poderiam faltar assim como as tradicionais vindimas. Seis quintas abrem as suas portas para esta experiência que dá também a conhecer um pouco das histórias das quintas e claro, dos néctares que têm vindo a produzir.

Da vinha à adega, os participantes poderão vivenciar todo o processo de início de vinificação tornando a experiência muito mais enriquecedora. Na Quinta de Lemos este programa, que inclui um kit de participação e ainda a degustação de um menu preparado com alguns produtos e receitas regionais, tem o custo de 20€ por pessoa. Além da Quinta de Lemos, outras cinco quintas e produtores fazem parte do evento: Quinta de Reis, Quinta Vinha Paz, Quinta da Falorca, Quinta da Turquide e Quinta Pedra Cancela.

A gastronomia é outra grande atração. 20 restaurantes vão apresentar ementas especiais com o melhor da gastronomia regional. São eles, a Muralha da Sé, Maria Xica, Taberna da Milinha, Mesa da Sé, Forno da Mimi&Rodízio real, O Pateo, Santa Luzia, Hilário, Casa Arouquesa, Montebelo, O Perdigueiro, Cantinho do Tito, Ceia dos Malandros e Mesa de Lemos.

Comer e beber já é uma festa mas ainda assim a música tinha que marcar presença. Luísa Sobral vai estar em concerto no adro da Igreja da Misericórdia e nem o Museu Grão Vasco escapa à animação. Depois da meia-noite este espaço cultural vai reabrir para a Dão Party Irreverente.

Por fim, para colmatar todos os excessos, poderá correr a meia-maratona do Dão no Centro Histórico de Viseu. Consulte o site oficial para mais informações.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora