Distrito de Coimbra - Convento de São Francisco e Mosteiro de Santa Clara a Velha

Fé na cultura em Coimbra

Dois edifícios emblemáticos, com primitivas funções religiosas, situados na margem esquerda do Mondego,constituem hoje importantes polos culturais na cidade dos estudantes cuja Universidade é Património da Humanidade.

Reabilitado e reaberto ao público em abril de 2016, o Convento de São Francisco renasceu como centro cultural com uma programação transversal a várias artes. O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, devolvido à população em 2004 após 400 anos submerso, vive sob a ameaça das águas (em 2016foi de novo afetado pelas cheias)mas mantém-se de portas abertas com vasta atividade cultural e educativa. É obra!
 
Convento cultural
 
A intervenção arquitetónica no edifício conventual com origens no século XVII, classificado como Monumento Nacional, procurou respeitar o estilo sóbrio e despojado da construção original. O resultado, que veio mudar a face de Coimbra na zona de Santa Clara, é fruto do trabalho de dois arquitetos. Carrilho da Graça assina o restauro do convento e do novo auditório com fosso de orquestra, enquanto Gonçalo Byrne assumiu a intervenção na igreja.
 
Reaberto em 2016 como centro de convenções e espaço cultural, o complexo do Convento de São Francisco integra a igreja, o convento e o grande auditório construído de raiz, com uma capacidade superior a mil lugares (1125).
 
Os visitantes são acolhidos numa zona de boas-vindas onde funciona uma espécie de posto de turismo com informações sobre a cidade de Coimbra. Para maior fruição do espaço, está prevista a abertura de um restaurante, um café-concerto e um pátio interior com esplanada.
 
Concertos, teatro, bailado, oficinas, atividades para crianças, visitas guiadas e performances preenchem uma agenda carregada, com propostas para todos os públicos.
 
O mosteiro que renasceu das águas
 
Durante quatro séculos esteve submerso nas águas do Mondego mas um arrojado projeto de reabilitação arqueológica e arquitetónica veio resgatar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, edificado no século XIV a mando da Rainha Santa (D. Isabel de Aragão), devolvendo-o à cidade em toda a sua beleza e grandeza histórica.
 
A intervenção valorizou o espaço da antiga cerca monástica e criou um percurso de visitação que constitui uma autêntica viagem ao passado. O exlíbrisé o monumental claustro gótico, o maior de Portugal e um dos maiores da Europa. O centro interpretativo do mosteiro venceu o prémio de Museu do Ano em 2010 e foi nomeado para Melhor Museu Europeu em 2011.

Para além das visitas, acolhe diversos eventos nomeadamente exposições, ciclos de cinema e oficinas para crianças. Integra ainda uma cénica cafetaria com esplanada, um dos melhores lugares para usufruir de um momento de relaxamento com vista para o passado. E para estar completamente tranquilo, nada como estar bem protegido.
 
 
N Acidentes Pessoais 
Proteja-se com o seguro N Proteção da N Seguros e esteja prevenido para os imprevistos do dia a dia.
Saiba mais e beneficie de 20% de Desconto. 


Convento de São Francisco - Coimbra
Avenida da Guarda Inglesa
3040-193  Coimbra
Telefone: 965466359
E-mail: geral@coimbraconvento.pt
Site: www.coimbraconvento.pt/
 
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha - Coimbra
Rua das Parreiras, Santa Clara
3040-271 Coimbra
Tel. 239 801 160
http://santaclaraavelha.drcc.pt
Horário: Terça a Dom 10h-18h (última entrada 17h30)
Bilhetes: 4€

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora