São João do Porto

A festa continua

A noite de todas as noites já lá vai mas o Porto continua a celebrar as Festas de São João. Até 4 de julho há muito para ver, ouvir e dançar na cidade, da Ribeira às Fontainhas, passando pela rua da Madalena e pelo Largo da Estação. Siga o nosso roteiro e descubra o que está para vir. Ainda vai a tempo de juntar-se à festa.

Depois de uma noite até às tantas, o programa para o dia de São João (quarta feira, 24) começa já ao final da tarde. A partir das 17 horas, mais de uma dezena de barcos rabelos fazem-se ao rio para uma regata única que começa no Cabedelo e termina junto à Ponte D. Luis I. Para assistir à 31ª edição da Regate de Barcos Rabelo, organizada pela Confraria do Vinho do Porto, basta chegar-se à beira Douro ou assomar-se num dos miradouros da cidade.

De 25 a 28 de junho, o projeto Locomotiva toma conta do programa das festas e promete animar a envolvente da Estação de São Bento, palco de um concerto de jazz na quinta-feira (dia 25) a cargo do quarteto Ricardo Coelho. Os primeiros acordes fazem-se ouvir a partir das 22 horas. A entrada é gratuita.

Sexta-feira, dia 27, é inaugurado na rua da Madalena o maior painel de azulejos do Porto (mais de 3 mil exemplares) e à tarde realiza-se uma grande encenação teatral pelas ruas do centro histórico, criada pelo Teatro do Bolhão. Algures pela cidade (o local não foi divulgado de propósito) haverá também um espetáculo deambuiatório de novo circo.

Sábado, dia 28, regressam os Passeios ao Por do Sol, desta vez com um percurso encenado (gratuito) com partida na Estação de São Bento e chagada no Passeio da Virtudes.

O fim de festa acontece no dia 4 de julho (sábado) com as trdicionais Rusgas de São João (desfile com a presença da maioria das freguesias portuense) que este ano terminam na Alameda das Fontainhas, onde serão anunciados os vencedores. No mesmo local realiza-se um grande arraial que promete muita animação e comes e bebes até às tantas. 

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-06-24

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora