Roteiro das Terras do Demo

O Largo dos Monumentos em Aguiar da Beira é o ex-líbris da povoação, onde se destaca uma torre quadrangular com origens no século XV.
A vila de Aguiar da Beira é outra das localidades evocadas por Aquilino. Na localidade vale a pena conhecer a igreja matriz.
Os conhecedores da obra de Aquilino hão de lembrar-se da fonte e da igreja de Vila da Rua descritos no livro a Via Sinuosa.
Do Santuário de Nossa Senhora das Necessidades (concelho de Sernancelhe) alcança-se um dos melhores cenários da região, com a Barragem de Vilar em pano de fundo.
Sernancelhe tem um dos centros históricos mais bem preservados da região e inúmeros monumentos seculares como a igreja matriz dedicada a São João Baptista.
O Santuário da Lapa, no concelho de Sernancelhe, é um dos mais importantes destinos de peregrinação do centro do país. Foi nesta localidade que Aquilino Ribeiro começou os seus estudos religiosos.
A dois passos da terra natal de Aquilino (Carregal, concelho de Sernancelhe) vale a pena visitar a igreja e o mosteiro de Tabosa do Carregal.
Aquilino Ribeiro nasceu em Carregal, no concelho de Sernancelhe. O berço do escritor é evocado com uma placa junto à entrada da casa natal mas o interior não é visitável.
O Penedo de Aquilino é um local ermo onde o escritor se escondeu da polícia do Estado Novo. O livro Quando os Lobos Uivam que critica a “expropriação” dos terrenos baldios (decretada no final dos anos 40) valeu-lhe muitos inimigos no regine de Salazar.
A biblioteca guarda milhares de livros de Aquilino Ribeiro e de outros autores. Ao fundo, um quadro com o retrato do escritor domina o espaço e torna-o omnipresente.
As Terras do Demo, região beirã assim batizada por Aquilino Ribeiro, reúnem os concelhos de Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Aguiar da Beira. Na primeira destas localidades a obra do escritor é recordada em tons de verde com o Parque B
Aquilino Ribeiro dá nome à Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira, situada num dos mais belos solares da vila beirã.

Nos passos de Aquilino

Nelson Jerónimo Rodrigues 2014-09-10

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora