Restaurante Cozinha da Sé - Braga

O pecado (da gula) mora ao lado

A meio caminho entre a catedral e o Arco da Porta Nova há um restaurante à imagem de Braga onde cozinhar é um ato de fé mas os sabores são uma verdadeira tentação. Rústico e genuíno mas ao mesmo tempo jovem e criativo, o Cozinha da Sé dá a provar o melhor da culinária tradicional portuguesa mas com um toque de sofisticação. Por vezes conseguir mesa pode ser um martírio mas lá dentro espera-nos um pequeno paraíso gastronómico.

Milenar, solene e cheia de tradições, Braga orgulha-se também de ser a capital de distrito com mais jovens do país. Este sangue novo trouxe à cidade uma admirável dinâmica que se sente em cada canto, a começar pelo comércio e pela restauração. O Cozinha da Sé é um bom exemplo desta renovação, depois de Ricardo Pereira (então com 25 anos) ter comprado o espaço e assumido os comandos desta pequena casa na Rua Dom Frei Caetano Brandão, em pleno centro histórico.

Hoje, uma década depois, o restaurante é uma referência na cidade, como comprovam a distinção da Associação Comercial de Braga e o galardão A Nossa Terra, atribuído por figuras ilustres e anónimos do concelho. Se a eles juntarmos o palavra-passa-palavra (não há bracarense que não o recomende) e as filas à porta facilmente ficamos de água na boca. Mas não há nada como comprová-lo à mesa. Venha de lá a prova dos nove.

Tradição e modernidade: as duas faces da mesma moeda

Não é mais velho que a Sé de Braga mas o edifício que acolhe este restaurante também já teve muitas vidas, inclusive a de lagar de vinho. Desses tempos guarda algumas paredes de granito, enquanto outras, forradas a mármore ou pladur vermelho, revelam intervenções mais recentes. Um contraste entre antigo e moderno que se prolonga até aos tetos, onde sobressaem candeeiros contemporâneos com pequenos focos de luz que apontam em mil e uma direções.

Um olhar atento revela outros detalhes que tornam a casa ainda mais singular, como a mesa colocada debaixo de um velho arco (a preferida dos casais) ou as moedas deixadas pelos clientes (dizem que é para dar sorte) entre as falhas das paredes em pedra. Abóboras, potes de ferro, um sino antigo e recortes de jornais compõem o resto do espaço, preenchido por cerca de uma dúzia de mesas. Se mais houvesse não seria difícil ocupá-las.

De tudo isto resulta um ambiente intimista e acolhedor mas descontraído q.b, enquanto o serviço prima pela simpatia e atenção aos detalhes. Ricardo Pereira é o mestre de cerimónias, bem secundado por uma equipa pequena e profissional. Se estiver indeciso na altura de escolher peça-lhes algumas sugestões ou pergunte pelo vinho que melhor combina com cada prato.  

Sabores tão nossos

Tal como a decoração, a gastronomia também apela ao tradicional mas não deixa de fazer uma outra incursão por apontamentos mais contemporâneos. À frente da cozinha está o jovem chefe Fernando Sérgio,  que junta o talento nato e a técnica apurada a produtos de elevada qualidade, alguns trazidos de Vieira do Minho, onde fica a horta dos pais de Ricardo Pereira.

Apesar da forte influência minhota, Portugal inteiro está bem representado na ementa do Cozinha da Sé e o mesmo acontece na carta de vinhos, que conta com uma boas dezenas de referências. 

Restaurante Cozinha da Sé

Morada: R. Dom Frei Caetano Brandão 95, 4700 Braga
Telf.: 253 277 343
Preço médio: 20€
www.cozinhadase.pt

 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora