Distrito de Aveiro - Restaurante Canastra do Fidalgo

O mar e a ria à prova

Situado na pitoresca Costa Nova, concelho de Ílhavo, há mais de duas décadas que este restaurante dá a provar os melhores sabores do mar e da ria. Uma casa pequena, mas com peixe graúdo e sempre fresco, fazendo jus à tradição piscatória da região.

Longe vão os tempos em que os palheiros da Costa Nova serviam de armazém ou de habitação aos pescadores locais. Autênticos ícones da região de Aveiro, estas coloridas casas tradicionais em madeira foram, entretanto, transformadas em residências de férias ou restaurantes, como aconteceu com o número 240 da Avenida José Estevão, que desde 1994 serve de morada ao Canastra do Fidalgo.
Junto ao mercado, com a ria mesmo em frente e o mar a dois passos (nas traseiras), esta pequena casa de riscas horizontais azuis e brancas já passou por várias gerências, mas manteve sempre o mesmo nome numa espécie de homenagem às canastras tradicionais das peixeiras e à abundância (tão apreciada pela fidalguia) que por lá se apregoa.

Os visitantes são recebidos por uma agradável esplanada que convida a admirar as vistas e a aproveitar a brisa característica destas paragens. Nos meses mais quentes, as mesas disponíveis ao ar livre sabem a pouco para tanta procura, mas lá dentro há mais uma dúzia, ideal para quem gosta de ambientes acolhedores. De facto, o espaço reduzido, os tetos em madeira e o mobiliário clássico oferecem um certo intimismo à sala, onde sobressaem duas grandes telas, uma retratando a arte da faina e outra com imagens das casas da Costa Nova, onde se pode ler que “o colorido da avenida principal marca o nosso olhar”. Ele e o azul da ria que, mesmo no interior do restaurante, nunca deixa de estar à espreita.

Bacalhau, peixe grelhado ou marisco?

Os sabores do mar são o prato forte da casa, mas a ria também se faz representar com as amêijoas e as enguias que encontramos na lista de entradas. Já entre os pratos principais, sobressaem os peixes e mariscos, sendo que pelo menos quatro são dedicados ao fiel amigo (ou não fosse Ílhavo a autodenominada capital portuguesa do bacalhau), com destaque para o bacalhau suado ou o para bacalhau à Fidalgo. É claro que também não podia faltar o peixe fresco do dia, bem como as cataplanas e as caldeiradas, já para não falar do arroz de garoupa e da famosa Canastra do Fidalgo, uma travessa recheada com mariscos e peixe (frito e grelhado) que impressiona a vista e o paladar.

Quem preferir carne também tem várias opções à disposição, como o tornedó à Fidalgo (com Queijo da Serra). No final. vale a pena guardar um cantinho no estômago para um doce, como por exemplo o bolo de bolacha. Depois da refeição, não há nada como queimar calorias durante um passeio a pé pela colorida marginal da Costa Nova. Caso tenha uma bicicleta à mão, poderá ir mais longe e pedalar até outras atrações do concelho, como o Farol da Barra, a cerca de 4 km, o Museu Marítimo de Ílhavo, a 13 km, ou o Museu da Vista Alegre, mais ou menos à mesma distância. Têm pedalada para ir até lá? Se aceitar o nosso desafio, não se esqueça de pedalar de forma segura.

Bike
Promova o desporto na sua vida. Pedale de forma saudável e segura com o seguro N Bike da N Seguros. Beneficie de 10% de desconto.



Restaurante Canastra do Fidalgo – Costa Nova/ílhavo
Morada:
Avenida José Estêvão 240, Costa Nova
Telf: 234 394 859
www.facebook.com/restcanastradofidalgo/
 
https://www.nseguros.pt/n-bike/bike?utm_source=lifecooler&utm_medium=LP_Bike&utm_campaign=lifecooler

https://clientes.nseguros.pt/NSimuladorBicicletas/Simulador.aspx?C=pX4r%2BUl1f9qHCcVidbeG%2B3grSSWdyQdIWTzhYueaJAM%3D&utm_source=lifecooler&utm_medium=Simulador_Bike&utm_campaign=lifecooler


 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora