Quinta do Bárrio

A piscina, com vista para a serra da Peneda, é um dos ex-líbris deste turismo de habitação. São poucos os que conseguem resistir a um mergulho.
Junto ao antigo palheiro há um espigueiro trazido (pedra a pedra) da aldeia de Vilarinho das Furnas, submersa pela barragem em 1972. Uma memória recente que se juntou à história secular da casa do Bárrio.
A quinta tem uma capela privativa com um belo altar no interior. Na fachada, toda em granito, há uma inscrição que indica o ano de construção deste templo: 1760.
Os pequenos-almoços são servidos num terraço de madeira que une as duas alas da casa principal. A quinta não tem restaurante mas há várias opções nas proximidades, desde logo na vila de Terras de Bouro.
A sala de estar, junto à receção, é especialmente convidativa nos meses mais frios, graças à lareira e a um acolhedor sofá. Ao lado fica outro espaço com uma mesa de bilhar.
Verde em primeiro plano e como cenário de fundo: os tons do Minho dominam a Quinta do Bárrio. Azul só mesmo no céu e na piscina.
A Quinta do Bárrio faz parte das Aldeias da Saudade, uma rede de alojamentos que dá a conhecer 14 povoações (mais ou menos remotas) da região do Gerês. O Minho no seu melhor!
A madeira domina os quartos do antigo sequeiro conferindo um ar ainda mais tradicional a estes espaço. A decoração é simples e discreta, em contraste com a exuberante vegetação que se avista das janelas.
Além de quatro quartos no edifício principal, a Quinta do Bárrio disponibiliza também outros tantos apartamentos, dois no antigo palheiro e outros dois no antigo sequeiro (na foto). Quem gosta de recato e boas vistas vai ficar rendido a este alojamento.
O granito está omnipresente em toda a casa, inclusive nos quartos, que aliam o conforto ao ar rústico e acolhedor.
Situada numa propriedade agrícola nos arredores de Terras de Bouro, freguesia de Chorense, a Quinta do Bárrio recebe os visitantes numa casa secular adaptada em 2013 a turismo de habitação.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2014-07-09

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora