Quarta-feira, 23/04/2014

EFEMÉRIDE | Dia Mundial do Livro
Assinala-se hoje o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, celebrado desde 1996. A UNESCO dedica as comemorações deste ano aos 50 anos da famosa personagem de BD Mafalda, criada pelo argentino Quino. Em Portugal, a imagem do cartaz comemorativo é da autoria da Lupa Design (Danuta Wojciechowska e Joana Paz). De entre as várias iniciativas previstas, destacamos a do município de Oeiras que passa pela oferta de livros nas estações ferroviárias de Algés, de Paço de Arcos e de Oeiras e pela presença de contadores de histórias dentro das carruagens, no percurso Oeiras – Algés – Oeiras.

PATRIMÓNIO | Visitas gratuitas na Casa-Museu
No âmbito da exposição Habitar a Coleção, a Casa-Museu Medeiros e Almeida disponibiliza visitas guiadas gratuitas. A 23 de abril, 30 de abril e a 7 de maio as visitas guiadas decorrem às 13h30, para quem queira aproveitar a hora de almoço, e têm a duração de 30 minutos. Quem tiver mais tempo pode optar pelas visitas de uma hora e meia, com início às 16 horas, conduzidos pelos próprios artistas. Ana Martins e Ana Pérez-Quiroga a 26 de abril e Luciana Fina e João Paulo Serafim a 10 de maio.

RESTAURANTE | Almoços executivos no Pedro Lemos 
O restaurante Pedro Lemos, do chefe homónimo, situado na zona da Foz Velha, no Porto, reabre com novo conceito gastronómico e em horário alargado. Passando a funcionar de terça a domingo ao almoço e ao jantar, a carta propõe novos menus executivos para a hora de almoço baseados nos produtos mais frescos da estação – peixes, mariscos, carnes, legumes e frutas. É possível optar pelo menu de degustação de três pratos (20 euros) ou de cinco pratos (30 euros). Ao jantar mantém-se a oferta do menu de degustação com recriação dos pratos tradicionais portugueses (como o peixe da costa, o porco preto alentejano ou a vitela mirandesa), de três, cinco ou sete pratos.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora