POSTER

O ilustrador Pedro Semedo (que concorreu com o nome Graphic Allegiance) foi um dos cinco vencedores do open call do POSTER.
Enquanto não recebe o maior espaço de coworking da Europa, o NOW_, este armazém da Rua Pereira Henriques acolhe os 25 trabalhos principais e outros criados por crianças e jovens durante um workshop coordenado pelo artista David Rosado.
Da cor ao preto e branco, das provocações às mensagens políticas, do olhar pueril ao dramatismo, tudo tem lugar nas paredes do POSTER.
“amor para que comece”. O escrito Valter Hugo Mãe também deixa marca na primeira edição do POSTER.
A balança do artista John Trashkowsky procura ser um olhar neutro e equilibrado sobre um dos maiores conflitos da atualidade. Num prato está o sangue dos palestinianos e no outro o dos israelitas.
As danças do escritor e ilustrador David Rosado expõem uma critica à dependência tecnológica que atravessamos nos tempos modernos.
O poster do ateliê Artéria e do fotógrafo Rui Pinheiro evoca uma “zona de resiliência urbana”. Xabregas revê-se nele e o POSTER também.
Todos os posters têm 180 centímetros de altura por 120 de comprimento. Neste edifício, junto à Fábrica de Braço de Prata, descobre-se a arte da ilustradora Craig Atkinson e do artista Super Future Kid.
José Luís Peixoto também respondeu à chamada do POSTER. “Se estás a ler estas palavras é porque estás vivo”, lembrou o escritor neste trabalho.
A discreta Rua Pereira Henriques tem uma parede inteira cheia de posters. O primeiro é assinado pela fotografa alentejana Leonor Pinheiro.
O músico The Legendary Tigerman participa no evento com um foto polaroid tirada após um concerto em Barcelona.
O artista plástico Rui Toscano mostra uma instalação com sobreposições de slides. O antigo Egito serve de tema a este trabalho.
O POSTER, mostra pública de arte e palavra, transformou Xabregas numa galeria a céu aberto com trabalhos de artistas, designers, escritores, fotógrafos e arquitetos. O evento realiza-se entre 16 e 19 de junho mas os posters podem ser vistos até 7 de julho
Os 25 posters estão colados nas paredes de vários edifícios, como os armazéns Abel Pereira da Fonseca. Este é o ponto de partida das visitas guiadas (gratuitas) que acontecem nos dias 17, 18 e 19. Inscrições em www.postermostra.com.
A Casa José Domingos Barreiros é outro dos edifícios que servem de montra ao POSTER. De uma janela espreita o trabalho de Pedro Campos Costa, arquiteto com vários projetos multidisciplinares, por exemplo na área da cenografia e da instalação artística.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2016-06-16

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora