Porto: a Cidade das Camélias

Venha daí a Primavera

Dias 7 e 8 de março, a cidade invicta vai estar mais florido do que nunca com mais uma Exposição de Camélias do Porto. Mas este ano traz novidades. Além da mostra habitual – pela primeira vez nos Claustros do Mosteiro de S. Bento da Vitória – muitas outras iniciativas vão ter lugar por toda a cidade, prolongando-se até 14 de março, sempre com a camélia como personagem principal.
 

Tem origem no sudeste asiático e é também conhecida por japoneira, mas por alguma razão é já considerada “património natural e cultural” do Porto. A rainha das flores, nome carinhosamente utilizado por muitos para se referir à flor camélia, é desde sempre uma espécie muito apreciada pelos portuenses e foi a partir daqui que depois conquistou o norte de Portugal e a Galiza. Atualmente já existem quase 400 espécies de camélias exclusivamente portuguesas, uma das quais é mesmo designada de Cidade do Porto. Se por esta altura andar pelo norte, talvez repare na sua presença pois floresce no mês de março.

E haverá melhor pretexto para dar as boas-vindas antecipadas à Primavera do que visitar a XX Exposição de Camélias do Porto? Todos os anos, o concelho pretende mostrar com este evento a estreita ligação que tem com a espécie. Uma flor vistosa, que pode ser grande como a palma de uma mão, ou pequena como uma moeda. Com um perfume suave, os tons variam entre o branco, vermelho, rosado ou matizado.


Um encontro entre flores e monumentos

Pela primeira vez, a exposição terá lugar nos claustros de um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade, o Mosteiro de S. Bento da Vitória, classificado como Monumento Nacional desde 1977. Organizada pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Porto e pela PortoLazer, conjuntamente com a Associação Portuguesa das Camélias, a mostra é gratuita e inaugura às 14h30 do dia 7 de março.

Aqui poderá deambular pelo tradicional mercado da camélia, participar em workshops que ensinam a identificá-la e cultivá-la ou ver uma exposição de trabalhos escolares dedicada aos 150 anos do Palácio de Cristal. Enquanto isso, deixe os seus filhos numa das oficinas onde irão aprender a desenhar, recortar, pintar ou personalizar postais com as formas das camélias. E esteja atento porque vai haver também um concurso para eleger a Melhor Camélia e a Melhor Camélia de Origem Portuguesa.

Sábado e domingo reserve também parte da tarde para um teatro de sombras chinesas na sala do Tribunal do Mosteiro. Aqui, a artista plástica Beniko Tanaka vai contar um pouco da história da chegada das camélias ao Porto. Aproveite para assistir, no exterior, às performances de dança, espetáculos de novo circo, horas do conto, teatros de marionetas, leituras encenadas ou concertos de música onde a camélia é a rainha.


A camélia espalha-se pela cidade

Pela importância que tem para o concelho, a camélia merece muito mais. Por isso, este ano, o evento não se esgota na exposição do Museu de S. Bento da Vitória. Ao longo de toda a semana, são mais de 30 iniciativas, todas gratuitas mas algumas com necessidade de inscrição prévia.

Dê um salto na Biblioteca Municipal Almeida Garrett para ver a mostra documental “Porto. Cidade das Camélias” e depois passe pelo Museu Soares dos Reis para visitar o jardim de camélias e assistir à exposição de objetos para consumo de chá. A título de curiosidade, as folhas de algumas espécies de camélia produzem chás apreciados em todo o mundo.

Germano Silva, jornalista, investigador e um dos maiores conhecedores do Porto, deixa-lhe também um convite. Que o acompanhe num “Passeio com Camélias por Fundo” pelo Jardim Botânico do Porto, o Parque de Serralves e o antigo Horto das Virtudes, onde o escritor Mário Cláudio vai recordar a história do famoso horticultor e colecionador de camélias José Marques Loureiro, agraciado pela família real e pelo Porto.

Muitos outros eventos decorrerão, mas não pode perder um dos pontos altos da Semana da Camélia que será, precisamente, o seu encerramento com o espetáculo “La Traviata de Verdi”, baseado no romance “A Dama das Camélias” de Alexandre Dumas que irá acontecer no varandim da Torre dos Clérigos.

Coincidência ou não, este fim de semana comemora-se também o Dia Internacional da Mulher. Porque não aproveita este acaso para oferecer uma camélia à mulher que mais gosta? Fica a dica…

Veja o programa completo em: www.portolazer.pt

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora