Pistas de gelo e outras natalices

Presépios, feiras e deslizes natalícios

Por todo o país as ruas enchem-se de luzes, erguem-se árvores de Natal, entoam-se cânticos nas igrejas, abre-se a época da patinagem no gelo. Conheça algumas sugestões que lhe farão viver fora de portas o verdadeiro espírito de Natal.

 

Coimbra
A pista de gelo da cidade dos estudantes fica situada num espaço exterior do centro comercial Fórum Coimbra (entrada principal, na praça Terra).
Até 4 de janeiro quem utilizar a pista de gelo contribuirá com 2€ que revertem na totalidade a favor dos Cuidados Intensivos do Hospital Pediátrico de Coimbra.
As atividades de Natal no Fórum decorrerão até 24 de dezembro no espaço infantil. Além de ateliês para os mais novos, haverá vários workshops e demonstrações desportivas de diversas entidades locais.

Condeixa
A pista de gelo, que vai animar os condeixenses até ao dia 4 de janeiro, sofreu um upgrade e foi aumentada de 150 para 200 metros quadrados.
São vários os preços para patinar em Condeixa e variam consoante o dia da semana e a modalidade dos bilhetes (para famílias ou estudantes, por exemplo).
Está também a ser criada uma parceria com o Penela Presépio, no concelho vizinho, através de bilhetes conjuntos.
Entre 24 e 31 de dezembro, a pista funciona ininterruptamente das 11h às 17h.

Elvas
Para esta autarquia do norte alentejano, Natal sem esquiar, não é Natal. A maior pista de gelo da Península Ibérica em recinto coberto está em Elvas e é já uma atração natalícia para portugueses e espanhóis.
A pista tem 800 metros quadrados, permite a permanência de dezenas de patinadores em simultâneo e vai funcionar até 18 de janeiro de 2015, no coliseu comendador Rondão Almeida.
Este é já o 7º ano que os elvenses recebem a pista de gelo que permanece por um período de dois meses.

Guarda
A iniciativa Guarda, a Cidade Natal decorre até 6 de janeiro e inclui iluminação natalícia nas principais ruas e animação sonora, bem com a presença de uma tenda, com 600 metros quadrados, no largo da Sé Catedral.
No interior da tenda funcionam uma pista de gelo, ateliês, oficinas e a casa do Pai Natal, entre outras ações próprias desta quadra do ano.
Na pista de gelo, os visitantes podem patinar mediante o pagamento de dois euros por cada 20 minutos de utilização. Paralelemente, será possível também assistir a espetáculos de dança no gelo.
Fora da tenda haverá animação de rua, uma feira social, uma mostra de artes e ofícios e venda de artesanato e de produtos regionais.
Na tarde do dia 24 de dezembro, dia de Consoada, cumpre-se a tradição com o acender do tradicional madeiro de Natal, este ano instalado junto da igreja da Misericórdia.
O programa termina a 6 de janeiro, com o Cantar das Janeiras, no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda.

Porto
Este ano, a cidade Invicta tem pistas de gelo, mercado de Natal, presépio ao vivo, concertos, espetáculos e atividades pelas ruas.
Ao longo da Avenida dos Aliados, encontra cinco estruturas triangulares da autoria da arquiteta Isabel Barbas. Batizadas de Texturas Sonoras, podem ser tocadas pelas pessoas, individualmente ou em grupo, com o objetivo de emitirem luz e som.
Comparativamente ao ano anterior, serão mais quatro as ruas com iluminação, subindo assim o número de vias enfeitadas para 30.
https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldoPorto

Vila Praia de Âncora
Até 11 de janeiro, a pista de gelo natural de 200 metros quadrados será o centro das atenções do Parque Dr. Ramos Pereira. A Âncora On Ice é a grande novidade da programação de Natal no Município de Caminha.
A pista de gelo conta também com monitores que auxiliarão os principiantes e vai funcionar de segunda-feira a quinta-feira das 10h00 às 20h00 e de sexta-feira a domingo das 10h00 às 00h00. O custo por pessoa é de 2,5€ cada meia hora.
A animação do espaço envolvente também está garantida com a Casinha do Pai Natal, onde miúdos e graúdos podem tirar fotografias com o Pai Natal e ainda o Marco do Correio, onde as crianças podem deixar mensagens ou cartas com destino à Lapónia.

2014-12-10

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora