Pessoa e Santos Populares!

As sugestões desta semana giram em redor de duas importantes comemorações. No dia 13 celebra-se o feriado de Lisboa Santo António e assinala-se o nascimento de Fernando Pessoa.

Vamos celebrar os Santos!
Junho é mês de Santos Populares. Por todo o país, realizam-se bailes e bailaricos, festas com muita sardinha e manjericos. Os festejos servem também de tema para a realização de diversas oficinas. Uma delas tem lugar no Museu de Santa Maria de Lamas. Até ao final de Junho, de segunda a sexta, as crianças a partir dos 4 anos de idade podem aprender um pouco mais acerca da vida de três santos - S. João Baptista, Santo António de Lisboa e S. Pedro – na oficina Festas Populares: os Santos da Casa. Depois da lição estudada, é tempo de pôr as mãos à obra e explorar as tradições associadas a estes santos.

Museu de Santa Maria de Lamas
Santa Maria de Lamas
Telemóvel: 91 664 76 85
E-mail: geral@museudelamas.pt

Rimar!
Também até ao final de Junho, mas em Lisboa, os mais novos vão poder brincar às rimas. Falamos das tradicionais e coloridas quadras alfacinhas que compõem os manjericos que tanto animam as festas dos santos populares. O workshop Rimas com Lisboa por dentro!, que decorre no Palácio Beau Séjour, em Benfica, é de entrada livre e estende-se até 30 de Junho, de segunda a sexta, entre as 11 e as15 horas.

Palácio Beau Séjour
Estrada de Benfica. Lisboa
Telefone: 217712420

Desenhar os santos
Na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, a sugestão é um atelier de artes plásticas em redor da figura do santo tradicional da terra – Santo António. Recorrendo aos livros disponíveis sobre o santo, aprende-se a sua história e depois traduz-se em ilustrações aquilo que se aprendeu. Os trabalhos efectuados pelas crianças serão depois expostos na sala infanto-juvenil da biblioteca. De 15 a 29 de Junho, sempre às 14.00h.

Biblioteca Municipal de Vale de Cambra
Tel: 256 420 512

Ana Filipa Picoto 2010-06-09

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora