Percurso guiado à Cova da Moura - Amadora

Longe da vista, perto do coração. Situado no concelho da Amadora, o bairro da Cova da Moura é uma autêntica ilha cabo-verdiana às portas de Lisboa.
O crioulo é quase a língua oficial do bairro e nas bancas de rua não faltam os produtos tipicamente cabo-verdianos, como a mandioca, o feijão congo ou a banana verde.
A Associação Moinho da Juventude é o coração deste labiríntico bairro. Todos os caminhos vão lá dar e quem a procura costuma não se perder nas encruzilhadas da vida.
Todos os dias, a cozinha da Associação Moinho da Juventude prepara centenas de refeições. Hoje, servem-se lulas guisadas com batatas.
À hora do almoço, Maria Patriarca não tem mãos a medir. A cachupa e o feijão congo são algumas das especialidades do Restaurante O Coqueiro.
Os restaurantes aderentes ao projecto Roteiro das Ilhas dão a provar os sabores típicos de cada ilha de Cabo Verde, mas no Nós Casa também há comida angolana.
Não é só o batuque e o funaná que marcam o ritmo do bairro. A melancolia também aparece ao virar da esquina.
A marca KM faz sucesso no bairro. Entre os jovens não há ninguém que não tenha uma t-shirt ou um boné “Made In Kova da Moura”.
O afro-look também está na moda. Nas costas da camisa, uma imagem de Bob Marley presta homenagem ao rei do regaae.
As raparigas preferem as tranças. Não há cabeleireiro na Cova na Moura que não as saiba fazer na perfeição.
Apesar do sorriso tímido para a fotografia, as crianças enchem o bairro de alegria e boa disposição.
Não queremos mais opressão policial. O crioulo e os grafities são armas contra a discriminação.
Maria Amélia vive aqui há mais de 30 anos e hoje está encarregada da limpeza das ruas. O Bobi é o seu amigo inseparável.
A multiculturalidade marca a identidade do bairro. Entre os mais de 7000 habitantes há cabo-verdianos, portugueses, angolanos, ucranianos e muito mais. Uma autêntica Torre de Babel…

A 11ª ilha de Cabo Verde

Nelson Jerónimo Rodrigues 2010-07-07

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora