Pelas ruas do Intendente e da Mouraria

É no Beco do Rosendo que funciona a Associação Renovar a Mouraria, que anda há seis anos a revitalizar o bairro. Organizam, por exemplo, jantares de comida do mundo, confecionados por moradores, e o Mercadinho do Beco nos primeiros sábados de cada mês.
Apesar da revitalização urbana que a zona sofreu, ao caminhar na rua Benformoso fica-se com a sensação de que estamos a entrar num território por explorar. É como se por trás de cada porta, de cada loja, se escondesse um admirável mundo novo.
É preciso ultrapassar a estranheza do primeiro impacto para desfrutar da experiência de passear neste Centro Comercial. É diferente de tudo a que estamos habituados, mesmo para quem já viu filmes (ou um filme, pronto) do Jia Zhangke.
A praça do Martim Moniz, que anda ali às voltas com a ideia do mercado fusão, tem os seus altos e baixos. Há várias ofertas gastronómicas e com qualidade, é certo, há eventos muito interessantes sem dúvida, mas há também momentos de quase abandono.
Por mais estranho que pareça, muitas coisas podem acontecer quando desviamos os olhos do chão.
Quando Jesus Lee saiu do Tentações de Goa para abrir outro restaurante na Rua de S. José, ficou a dúvida se Maria conseguiria dar conta do recado sozinha. Mas o certo é que a casa continua a fazer jus ao nome. É comida que nos leva ao céu.
O Hospital dos Candeeiros é uma loja que repara e vende candeeiros há mais de 50 anos. Maximiano Rola, o antigo ciclista do Sporting e fundador da empresa, teve a ideia do nome. Vale a pena entrar, não só pelos candeeiros, mas também pelas histórias.
A qualidade dos gelados da Fábrica do Gelado é mais do que suficiente para visitar a geladaria. Mas, além disso, as duas arquitectas, que estão a aprender com o Tio Helder, apresentam regularmente novos sabores que combinam com bolos variados.
Os livros, as cadeiras, e a maior parte das coisas que se vendem na Retrox, vieram da casa de Josiane, que decidiu abrir a loja, "porque já não tinha onde guardar tanta coisa".
O Largo do Intendente Pina Manique é o centro nevrálgico do bairro. Aqui fica uma das lojas mais bonitas da cidade (A Vida Portuguesa), algumas boas esplanadas e um poiso já obrigatório no circuito da diversão noturna lisboeta – a Casa Independente.
Situado no Largo do Intendente é uma obra da artista plástica Joana Vasconcelos, enquadrada no projecto municipal de renovação da Mouraria.
Uma loja de "pequenas coisas dos anos 50, 60 e 70", na Rua dos Anjos, mesmo ao lado do Largo do Intendente e que reflecte o bom gosto da proprietária, Josiane Lima.

Carla Fonseca 2014-10-29

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora