Passeios noturnos

Ver com outros olhos

A pé ou de bicicleta, por trilhos e caminhos nunca antes desbravados ou então já muito familiares mas que o breu da noite faz com que pareçam místicos. Cinco sugestões de passeios ao pôr do Sol ou noite adentro, de lanterna na mão, porque nem sempre a visão nos deixa ver melhor.


1 e 15 de agosto – Portimão
A Câmara Municipal de Portimão convida os residentes e visitantes a descobrirem nas noites de 1 e 15 de agosto as paisagens urbanas que caracterizam e dão personalidade ao coração da cidade.
Ambos os passeios culturais terão início às 21 horas, com ponto de encontro no coreto situado na Praça Manuel Teixeira Gomes. Os participantes percorrem depois o trajeto entre o Jardim Bivar, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Jardim 1º de Dezembro, a Alameda da República, o Largo da Mó e o Largo 1º de Maio, guiados pela equipa do Gabinete do Património da autarquia.
No dois casos, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até à véspera de cada passeio, através do telefone 282 480 492 ou do email cultura@cm-portimao.pt. Inscrições obrigatórias e limitadas a 30 pessoas.


7 de agosto – Vila Viçosa
O município de Vila Viçosa organiza uma caminhada noturna na noite de 7 de agosto, pelas 21 horas. O acesso é livre e gratuito e está aberto à participação de todos. 
A concentração terá lugar em frente ao posto de turismo daquela localidade alentejana. O passeio, de grau de dificuldade fácil, tem uma distância de cerca de 7 km.
Quem quiser participar terá a oportunidade de (re)visitar a Ermida de São Domingos, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, o Cruzeiro de Vila Viçosa, a Pedreira da Gradinha (Museu do Mármore) e ainda o Terreiro do Paço e o castelo.


9 de agosto - Salvaterra do Extremo
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai promover no dia 9 de agosto, o passeio pedestre noturno Contrabandeando por Terras da Raia. O percurso liga Salvaterra do Extremo a Zarza La Mayor, Espanha, numa distância de 7 km, aproximadamente, com dificuldade média-alta.
O itinerário recria as antigas rotas de contrabando entre os dois países vizinhos, percorrendo trilhos onde cada passo representa uma história de coragem. 
A concentração é às 18h30, junto à Igreja Matriz de Salvaterra do Extremo. O valor da inscrição é de 8€ e inclui passeio, seguro e reforço alimentar. 
A inscrição poderá ser feita até ao dia 7 de agosto (limite de 90 participantes), junto do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, pelo telefone 277 202 900 ou pelo email info@turismodenatureza.com.


15 de agosto – Borba
O Sport Clube Borbense vai promover, no próximo dia 15 de agosto, o 2º Passeio Noturno de BTT, iniciativa inserida nas Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos que decorrerão em Borba ao longo desse fim de semana.
Percurso de dificuldade média, tem uma extensão de aproximadamente 35 km, por trilhos e caminhos que circundam a vila, entre vinhas, olivais e pedreiras. Para o final está previsto um gaspacho alentejano. Uma boa forma de terminar o passeio.


17 de agosto – Sintra
A proposta da Sintra Wild Trail passa por desbravar o bosque cerrado ao longo da ribeira da Mula, trilhar sobre as praias brutais e selvagens ao norte do cabo da Roca e trepar aos cumes da Peninha e do Monge. 
Uma Sintra selvagem e menos conhecida, fora dos roteiros habituais. Uma oportunidade a não perder ainda se quiser conhecer os mitos desta misteriosa serra. 
Aventure-se neste percurso que tem início ao pôr do Sol na Peninha, continuando através do Bosque dos Cedros até ao vale do rio Touro até alcançar o enigmático megálito de Adrenunes. 
Um passeio circular de 6 km, de dificuldade moderada e de cerca de 3 horas de duração com início às 20 horas no parque de estacionamento da Peninha. No final há cacau quente à espera. Preço por pessoa: 19,90€. 

Desconto para o passeio aqui.

 

Paula Oliveira Silva 2014-07-30

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora