Passeio Ribeira das Naus - Lisboa

Reaberto ao público em março de 2013, o passeio da Ribeira das Naus estende-se desde o Cais do Sodré ao Terreiro do Paço, trazendo o Tejo de volta a esta zona nobre de Lisboa.
O edifício da Agência Europeia de Segurança Marítima marca o início da zona poente do passeio (Cais do Sodré) e junto a ele está o quiosque Sea Me by the River, com petiscos e bebidas fresquinhas.
Ao lado do quiosque estão quatro outdoors que mostram a evolução da Ribeira das Naus desde a época dos Descobrimentos aos nossos dias. Num deles também já se antevê o futuro deste passeio ribeirinho.
O rio, a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei compõem o cenário, convidando à contemplação e a dois dedos de conversa.
Entre o passeio e o Tejo foi colocada uma rampa onde as pessoas podem sentar-se ou deitar-se, tal como se estivessem numa praia fluvial.
Nos dias mais quentes o rio pode ser tentador mas várias placas ao longo do passeio lembram que é proibido tomar banho e alertam para o perigo de quedas.
Não é propriamente uma via ciclável, mas as bicicletas também são bem-vindas ao passeio ribeirinho.
A arquitetura ao serviço do Homem, mas sempre com o rio como ator principal, podia ser um dos lemas da requalificação da Ribeira das Naus.
Há quem passe apressado para o trabalho e quem se sente a admirar a vista, mas para uns e outros o novo passeio ribeirinho será sempre um bom pretexto para andar a pé ou passear à beira-rio.
A ponte, os cacilheiros e as gaivotas, três ícones de Lisboa indissociáveis do rio e agora também da Ribeira das Naus.
A primeira fase das obras de requalificação está concluída mas a empreitada ainda vai a meio. Nos próximos meses será criado um jardim e recuperada a antiga Doca Seca junto ao Arsenal da Marinha.
O trânsito é que ainda não se conseguiu desviar desta zona da cidade. Peões e automóveis terão de continuar a conviver na Ribeira das Naus.

E o rio ali tão perto…

Nelson Jerónimo Rodrigues 2013-03-27

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora