Passeio no Guadiana – Alcoutim

A Fun River é uma das empresas que organiza passeios de barco no Guadiana com saída em Alcoutim. Desta vez vamos experimentar o passeio de uma hora até ao antigo porto mineiro de Puerto de las lajes.
Veleiros e outras embarcações de todo o mundo fundeiam junto a Alcoutim, embelezando o cenário ribeirinho junto à vila algarvia.
Fronteira natural entre Portugal e Espanha, o Guadiana oferece paisagens bucólicas e tranquilas dignas de postais ilustrados.
O antigo porto de Puerto de las Lajes, na margem espanhola, já foi um dos mais importantes pontos de descarga mineira da região.
Do alto da encosta onde fica Puerto de las Lajes alcançam-se algumas das mais belas e fotogénicas vistas do Guadiana e terrenos envolventes.
A embarcação da Fun River passa quase despercebida entre a tranquila imensidão do Guadiana.
Debruçadas sobre o rio, as ruínas dos antigos armazéns de minério de Puerto de las Lajas são agora vestígios de arqueologia industrial que urge preservar.
Em Puerto de las Lajes começa uma das muitas etapas do Caminho do Guadiana, um percurso pedestre junto ao rio que dá a conhecer toda a beleza da região.
Depois de visitada Puerto de las Lajas é tempo de regressar ao rio e disfrutar da restante meia hora de passeio.
Um dos ferrys que outrora fazia a travessia entre Vila Real de Santo António e Ayamonte, é agora utilizado para cruzeiros no rio. Um sinal dos tempos que a ponte sobre o Guadiana tornou inevitável.
Defronte para Alcoutim, Sanlúcar de Guadiana é um pequeno pueblo espanhol com uma história secular quem, tal como a irmã portuguesa, deve muito da sua vida ao Guadiana.
Se Alcoutim tem uma bela praia fluvial (Pego Fundo) Sanlúcar também já começou a construir a sua. Assim os humores e as cheias do Guadiana o permitam.

Nas curvas do rio

Nelson Jerónimo Rodrigues 2012-08-27

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora