Passeio em Belver e Gavião

Belver é uma pacata aldeia alentejana situada a norte do rio Tejo, no concelho do Gavião. Povoação secular, faz da Praça 5 de Outubro o principal salão de visitas e ponto de partida privilegiado para um passeio pelo património da freguesia.
O castelo de Belver é a principal joia da coroa do concelho. Construída no século XIII pela Ordem dos Hospitalários, esta praça forte é uma autêntico sentinela do Tejo que ganhou especial protagonismo durante o período da reconquista cristã.
Miradouro privilegiado, a torre de menagem do castelo oferece vistas de 360 graus para a paisagem envolvente, com destaque para o casario da vila e para o Tejo, que serpenteia por entre colinas verdes e altivas.
Antiga linha natural de defesa, o Tejo é hoje um chamariz turístico que tem nas muralhas do castelo um miradouro privilegiado.
O interior do castelo releva alguns vestígios da alcáçova, destacando-se a Capela de São Brás fundada no século XVI. No interior guarda um retábulo-mor composto por 28 nichos com imagens e relicários.
O Museu do Sabão, situado na antiga escola primária de Belver, é o mais recente ex-libris da povoação. Um espaço moderno e interativo que recua no tempo para contar a história deste produto.
Construída no final do século XVII, a capela de Nossa Senhora do Pilar é um belo exemplo de arquitetura rural religiosa. Daqui também se alcança um vista invulgar da região, com mais casario do que rio.
O solar Patrício Lino Netto, também situado na Praça do Município, é o edifício mais imponente da vila. Ele e a Casa da Torre (a dois passos da dali, junto ao Pelourinho) destacam-se entre o casario da povoação.
Por trás da igreja Matriz do Gavião existe um miradouro com vistas largas para a paisagem envolvente. Mais uma vez, o verde domina neste Alentejo diferente.
O solar Patrício Lino Netto, também situado na Praça do Município, é o edifício mais imponente da vila. Ele e a Casa da Torre (a dois passos da dali, junto ao Pelourinho) destacam-se entre o casario da povoação.
A praia fluvial do Alamal, na margem sul do Tejo, é um pequeno paraíso que junta areias claras, belas vistas e bons equipamentos turísticos. De verão ou de inverno, é um local de visita incontornável no concelho do Gavião.
O Inatel Alamal é umas das várias opções de alojamento no concelho. Rodeado de verde e com o Tejo aos pés promete noites tranquilas com vistas para o rio e para o castelo de Belver.

Alentejo verde e cal

Nelson Jerónimo Rodrigues 2014-04-23

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora