Passear com o pretexto dos queijos e enchidos

Não sabes o que é bom. Era isto que a Susana ouvia quando era miúda e franzia o nariz por causa do cheiro forte dos queijos. Ainda bem que o paladar evolui e hoje a dificuldade da autora do blogue Viaje Comigo é outra. É mais não conseguir parar de cheirar os queijos, chouriços e outras perdições que enchem as lojas tradicionais da Baixa do Porto.

Quando era criança não suportava o cheiro de queijos e ganhei uma certa aversão ao queijo da Serra. Bastava abrirem a rodela amarela que ficava logo enjoada. E, quando somos crianças, ouvimos muitas vezes os adultos dizerem "não sabes o que é bom"... o que se torna verdade! Pelo menos, no meu caso foi. Os queijos tornaram-se algo que não prescindo e que há sempre (mas sempre!) lá em casa e de diferentes formas: queijo em pó, ralado, meio queijo, fatiado, e agora até molhos de queijos...

Também me recordo de, ainda na meninice, meter a mão para apertar o nariz, quando passava à porta de lojas famosas por produtos tradicionais na Baixa do Porto. Puxava o braço da minha mãe a fugir, quando ela parava... Agora? Agora quando lá passo preciso de não olhar, para não babar as montras. E fico deliciada a olhar para os mais diversos queijos derretidos ou fatiados e os cheirinhos dos presuntos, dos chouriços, das alheiras.... ahhhh! Que perdição!

Se tivesse de escolher uma dessa lojas, seria a Comer e Chorar por Mais. Até porque penso que tem o nome mais adequado. Não é? Existe desde 1912, sempre na mesma família e dá vontade de trazer tudo de lá, dos queijos e dos enchidos, claro, acompanhados com pães regionais que chegam frescos todos os dias. Fica no número 300 da rua Formosa, artéria que acolhe outras lojas tradicionais como a Mercearia do Bolhão ou a Pérola do Bolhão, com a sua bonita fachada.

Continuo com as recordações e as memórias que os cheiros me trazem... sempre que entro numa destas lojas tradicionais. E ainda me recordo do quanto ficava contente por ir aos recados à minha avó e e entrar no talho. O cheiro que ainda guardo, era dos chouriços de "colorau" que a Dona Tininha arrancava de um sopro com a sua afiada faca. Eu, chegava perto deles, na montra, e fingia que escolhia, mas era só pelo cheiro. Curioso é que adorava aquele cheiro mais do que o sabor dos pratos onde era usado.

É possível a comida trazer tantas recordações? É! E com tantas feiras do fumeiro a decorrer agora, são sempre bons pretextos para passear. Que o cheiros - e as recordações - vos guiem até lá.

Agenda das próximas Feiras de Queijos e Enchidos 2016

Seia, Feira do Queijo - 6 a 9 de fevereiro

Vinhais, 36ª Feira do Fumeiro - 4 a 7 de fevereiro

Celorico da Beira, Feira do Queijo - 30 de janeiro a 7 de fevereiro
Cabeceiras de Basto, XX Festa da Orelheira e do Fumeiro - 5 a 8 de fevereiro

Belmonte, III Feira Tradicional de Enchidos e Sabores - 6 e 7 de fevereiro

Serpa, Feira do Queijo do Alentejo - 26 a 28 de fevereiro

Tábua, Feira do Queijo - 27 e 28 de fevereiro

Mirandela, Feira da Alheira - 4 a 6 de março

 

A autora e o blogue
Jornalista desde 1998, Susana Ribeiro já colaborou com vários órgãos de informação. Atualmente trabalha como freelancer em revistas, sites e num programa de televisão. Em 2013 lançou o blogue Viaje Comigo com dicas de viagem em Portugal e no estrangeiro. Em 2015, o site foi eleito, pelo público, como Melhor Blogue de Viagens Profissional dos BTL Blogger Travel Awards. .
Blogue
Facebook

 

Textos anteriores no Lifecooler:

A festa onde o povo é quem mais ordena

Passear na Páscoa

Voltámos ao campo de batalha na Lourinhã

Um parque botânico do demo

10 razões para visitar uma feira medieval

Em Nisa, para tratar do corpo, da mente... e do estômago

Por Susana Ribeiro | Viaje comigo 2016-02-03

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora