Palacete da Real Companhia do Cacau – Montemor-o-Novo

O edifício das antigas cavalariças também acolhe a Fábrica do Chocolate, de onde sairão bombons e tabletes premium. Os hóspedes serão convidados a conhecer o processo de fabrico e, claro, a provar estas tentações Made In Alentejo.
Se houvesse um prémio para os ginásios de hotel mais originais, o desta unidade ficaria certamente nos primeiros lugares. Imagine o que é correr ou levantar pesos numa antiga cavalariça, defronte de uma manjedoura e entre as boxes dos cavalos.
Ao fundo da propriedade, num jardim rodeado de árvores de fruto, fica a piscina. Um espaço agradável durante todo o ano que, no verão, convida a mergulhos e, no resto do ano, oferece momentos tranquilos com vista para o castelo.
Pintadas a castanho, a cor do chocolate, as quatro Suite Castle apresentam decoração moderna e grandes banheiras que, em tamanho, quase fazem concorrência às confortáveis camas king size.
O SPA convida a uma relaxante massagem, por exemplo de bambu ou pedras quentes. Fora de portas também é possível fazer algumas atividades, como passeios de cavalo ou aulas de volteio no Centro Hípico D. Duarte.
O contraste entre a arquitetura do palacete oitocentista e a nova ala (situada nas antigas cavalariças) revela-se no primeiro jardim, resguardado entre as paredes da propriedade.
O lombinho de porco com bolota e nozes, acompanhado com souflé de pimpinella é uma das iguarias servidas no Palacete da Real Companhia do Cacau. Embora não tenha restaurante, a unidade disponibiliza refeições mediante reserva.
A unidade disponibiliza sete quartos, distribuídos por três alas. O mais espaçoso e opulento é a Royal Suite, à entrada do palacete, onde saltam à vista o chão de pedra preto e branco e uma antiga banheira de esmalte.
Os pequenos almoços da unidade fazem inveja a muitos hotéis de cinco estrelas, sobretudo pela oferta de produtos biológicos e regionais, como os queijos, os enchidos ou o pão de bolota da Herdade do Freixo do Meio.
O primeiro piso do palacete é composto por várias salas, cada uma com a sua cor, mas todas decoradas de forma clássica. Entre elas está a azul, que convida, por exemplo, à leitura de um livro da biblioteca, situada ali ao lado.
O majestoso salão castanho está dividido em duas áreas, uma dedicada aos pequenos-almoços e outra às refeições principais. Das suas janelas avista-se o castelo da cidade, principal ex-líbris da cidade.
Situado no Largo Alexandre Herculano, em pleno centro histórico de Montemor-o-Novo, o Palacete da Real Companhia do Cacau é um Turismo de Habitação de luxo, onde também funciona uma fábrica de chocolate.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2016-02-10

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora