Os melhores brunches do Algarve

Sabe qual é o melhor brunch do Algarve? Susana Wichels, jornalista e blogger no Avenida Chique, descobriu não um, mas dois. Venha descobrir dois brunches imperdíveis que lhe vão dar vontade de rumar a sul.

O Brunch de Domingo está na moda em todas as grandes capitais e cidades europeias. Mas, e no Algarve? Existirão lugares onde desfrutar de um bom brunch? A jornalista gastronómica Susana Wichels, foi investigar para a Lifecooler quais são os "melhores brunches do Algarve" e descobriu dois lugares absolutamente imperdíveis. Fique por aí para saber quais são.

A filosofia internacional do Brunch, é que não existem regras. O alargamento das horas matinais até bem tarde, é uma das caraterísticas basilares desta refeição que está na moda em Lisboa, Porto... mas, e no sul do País? Quais serão os “melhores brunches do Algarve”? A Lifecooler através do blogue gastronómico Avenida Chique, andou a provar restaurantes, cafés e hotéis algarvios durante os últimos meses... e da investigação apurou dois vencedores, o Brunch do Hotel Faro, na cidade de Faro e o Brunch do Hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago.

São dois tipos de brunch diferentes, o primeiro é de personalidade citadina, servido no último andar do Hotel Faro num contexto contemporâneo e com maravilhosas vistas sobre a cidade, a marina e a Ria Formosa.

O brunch do Conrad Hotel é mais faustoso e chique, -afinal estamos em plena Quinta do Lago- e é servido, em dias de sol no verde jardim tropical junto à piscina e em dias menos soalheiros, no aconchegante restaurante Louro com vistas para a piscina infinito. Ambos são altamente recomendáveis, cada um na sua categoria, e obviamente com preços (bem) diferenciados. O Brunch do Hotel Faro custa 18 euros por pessoa sem bebidas, enquanto que o Brunch do Conrad Algarve alcança os 44 euros por pessoa, mas neste caso, com bebidas incluídas.

O brunch tem história

Etimologicamente “brunch” é uma palavra inglesa que tem origem na combinação de “breakfast” (pequeno-almoço) e “lunch” (almoço) e foi pensada nos princípios do séc. XIX como uma refeição de festa para dias especiais, feriados ou domingos. Posteriormente, na década de 20, nos chamados anos loucos dos Estados Unidos o “brunch” ganhou nova preponderância como refeição ideal para quem festeja no sábado à noite e quer dormir até tarde nas manhãs de domingo. O conceito de “brunch” foi evoluindo e hoje, torna-se pretexto não só para convidar amigos e família, como também, para sair de casa e disfrutar de uma refeição social, divertida e variada num ambiente bonito, como um hotel com vista para o mar, no jardim ou à beira da piscina, um bom restaurante ou um café especializado que ofereça estes festins gastronómicos. 

Hotel Faro: Brunch com vistas para a Ria Formosa

Fomos experimentar o brunch no renovado restaurante do Hotel Faro, com arquitetura contemporânea e umas vistas de cortar a respiração sobre a Ria Formosa e o skyline da cidade de Faro. O Chef executivo Alberto Carvalho e o Chef de cozinha Miguel Silva tiveram a feliz ideia de oferecer à cidade de Faro esta nova experiência gastronómica. O brunch do Hotel Faro custa 18 euros por pessoa e é servido aos domingos das 12:00 às 15:30.

Tal como o conceito do brunch que reúne pequeno-almoço e almoço, o espaço físico engloba duas zonas de buffet, uma com uma boa diversidade de pães, panquecas e cereais e outra, onde todas as maravilhas de um almoço são possíveis: desde saladas a mariscos frescos, tapas e tachinhos com especialidades algarvias, delicatessens como salmão fumado, queijos frescos, enchidos e pratos de carne e de peixe. Numa das laterais do buffet central espera-nos, ainda, um  jardim de guloseimas com pequenas sobremesas e frutas. O problema mesmo, é escolher. (e manter a dieta...)

Para quem não está alojado no hotel e vem especialmente ao brunch, chegar não poderia ser mais fácil. O hotel está situado junto à marina de Faro e tem um conveniente parque de estacionamento subterrâneo. O elevador leva-nos diretamente até ao último andar, para encontrarmos um verdadeiro céu gastronómico.

Grandes janelas oferecem uma vista extraordinária sobre o Parque Natural da Ria Formosa e o rendilhado da cidade de Faro. O brunch está disposto em dois buffets, um central e um lateral, dispostos com elegância e bom gosto gastronómico, em doses individuais e toque contemporâneo. Os olhos não sabem onde parar, hipnotizados pelas cores e os aromas das iguarias. No buffet de pães e bolinhos caseiros decorado com velas, esperam-nos sete variedades de pães, croissants quentinhos, pães-de-ló, panquecas frescas, taças de cereais, compotas e manteigas. Tudo delicioso, crocante e com aquele aroma de recém-saído do forno...

No buffet das iguarias salgadas espera-nos um autêntico “festim de Babette” corporizado em saladas frescas e os seus molhos, cenouras algarvias, crepes de salmão e verdes, salmão fumado, lombinho assado, terrina de paté de pato e requeijão fresco. Aqui aguarda-nos um dos pratos favoritos do Chef Miguel Silva, umas tacinhas de vidro com polvos-bebé em picadinho de cebola, trio de pimentos e coentros, com um fresquíssimo sabor a mar e a terra. No outro lado do buffet encontram-se várias tapas como rissóis de leitão, empadinhas tépidas de pato assado com sementes de sésamo, umas cocotes de bacalhau gratinado com gambas, e até barriga de leitão à bairrada. Ainda desta zona do buffet, devemos destacar as excelentes latas com salmão folhado tipo Wellington e o xerém com berbigão, uma especialidade algarvia.

 E porque um brunch de domingo tem que terminar com uma nota doce, não podem faltar as sobremesas. As composições doces englobam mini-quadrados de côco, colheres com brownies de chocolate e morango, torta de abóbora e torta de batata-doce, salada de frutas e frasquinhos em vidro com uma maravilhosa mousse de chocolate.

A carta de bebidas é variada incluindo cafés e softdrinks e também uma boa seleção de vinhos brancos e tintos. Para quem gosta de celebrar o brunch de domingo com champanhe, encontramos na carta do Hotel Faro espumantes e champanhe francês a bom preço: Pommery (50 euros), Möet & Chandon Brut (60 euros) e Veuve Clicquot Carte Jaune Brut (75 euros).

O Brunch do Hotel Faro é servido no Rooftop do Restaurante Ria Formosa, no último andar do edifício das 12:00 às 15:30, todos os Domingos. E o serviço está disponível quer para clientes alojados, como para clientes externos.

Brunch do Conrad Algarve, o "ferrari" dos Brunches

O  Brunch do Hotel Conrad no Algarve acontece todos os domingos, com preço de 44 euros por pessoa, e é uma das experiências gastronómicas mais chiques a sul do país. O brunch no "Melhor Resort de Luxo do Mundo", inclui buffets de pãezinhos e croissants, frutas e verduras, carne assada e saladas variadas, seleção de docinhos, sumos e smoothies, grelhados no momento, e até um buffet com marisco algarvio, salmão fumado e marinado e um sem-fim de especialidades dispostas em bonitas porções individuais. Uma das atrações doces é uma fonte de chocolate e a estação de waffles, crepes e gelados. As bebidas como o sumo de laranja, cafés, chás e o champanhe estão também incluídos. Se fizer bom tempo, como neste passado fim de semana, o brunch é servido nos jardins luxuriantes junto à piscina com música ao vivo. A montagem conta com vários buffets, estações de churrasco e cozinha-espetáculo à sombra das palmeiras e dos verdes pinheiros-manso.

No preço, para além da experiência gastronómica, está incluída a possibilidade de desfrutar de espreguiçadeiras e toalhas junto à piscina-infinito e aproveitar o resto da tarde de domingo, com um reparadora sesta ou, quem sabe, com um refrescante mergulho. O Brunch do Hotel Conrad é servido das 12:30 até às 15:00 aproximadamente. O ambiente é muito elegante, as mesas são dispostas à sombra dos pinheiros e costuma ser muito bem frequentado por residentes da Quinta do Lago, Vilamoura e Vale do Lobo.

A oferta gastronómica deste brunch ao ar livre, assinada pelo Chef Andrew McGie, está pensada para ser degustada em três tempos. Primeiro, servem-nos na mesa uma seleção de entradas que inclui: “Pãezinhos com paté de atum, azeite e manteiga”; “Crostini de queijo de cabra, pesto e tomates secos”; “Camarões crocantes com molho de chili doce, coentros e manga” ou um “Gaspacho de tomate com croutous”.

Depois, os comensais são convidados a passearem pelas diferentes estações gastronómicas para degustar especialidades confecionadas no grelhador de carvão, como por exemplo “Salmão com Laranja e Eneldo”, “Carapau com sal marinho”, “Gambas com coentros, chili e alho”, “Dourada com lima, alho e ervas”, “Picanha com alho e rosmaninho”, “Porco Preto com tomilho e alho”, “Perna de borrego com menta e alho” e ainda o famoso “franguinho com piri-piri” do Chef Rui Mira.

O terceiro adágio da refeição é composto pelas propostas doces servidas em mini-porções de “Profiteroles de Espresso”, “Creme mascarpone com nectarinas salteadas”, “Macaroon de Chocolate e Morangos com especiarias”, um “semifrio de cereja, alfarroba e chocolate negro” e ainda uma seleção de frutas da temporada. 

Quando o tempo está incerto, chove ou faz frio, o Brunch do Hotel Conrad Algarve é servido no restaurante Louro com vistas sobre a piscina-infinito que foi votada como “a melhor piscina da Península Ibérica” pela Trivago. A oferta gastronómica é igualmente diversa, e devo dizer, quase mais refinada do que o brunch ao ar livre. Para além dos pratos típicos de pequeno-almoço, existe um menu à la carte com pratos especiais como omelete especial Louro, um prato de enchidos regionais, ovos escalfados e até picanha brasileira! Aqui o brunch está divido em várias estações, uma com pratos quentes como ovos mexidos, tomates no forno, bacon crocante, rostis de batata, cogumelos salteados e mini-panquecas; e uma estação com pães, croissants, bolinhos, compotas, marmeladas e um curioso favo de mel. Existem várias zonas de frio com atraentes copinhos coloridos de iogurtes com frutas, papas de aveia, mini-saladas de frutas, smoothies tropicais, enchidos variados e salmão fumado...  

Haverá melhor forma de celebrar o domingo do que com esse festim gastronómico que confunde o pequeno-almoço com um almoço prolongado? O brunch de domingo é certamente uma das melhores adaptações gastronómicas feitas nas últimas décadas, e o conceito envolve preguiçar até tarde e depois sentar-se a uma mesa faustosa e deixar a imaginação decidir o que comer. Se vive ou pretende passar férias brevemente no Algarve, aceite o desafio da Lifecooler e vá dar uma “dentada” a algum destes brunches de domingo. Temos a certeza que não se arrependerá e... com certeza, colecionará mais algumas gramas de pura felicidade...

 

A autora e o blogue
Susana Wichels é escritora sobre viagens e gastronomia e investigadora em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra. É autora do blogue de viagens, luxo e gourmet Avenida Chique, bem como de outros artigos publicados em revistas de imprensa nacional e internacional. Conimbricense de nascimento, Susana viveu 12 anos nas Ilhas Canárias e regressou a Portugal há cerca de um ano, escolhendo o Algarve como nova residência. A blogger é apaixonada por jazz, fotografia, cinema e viagens e no seu passaporte contam-se os carimbos de mais de 70 países. Oradora e conferencista em diversos fóruns, tem trabalhos publicados sobre Comunicação Turística, Comunicação Organizacional, Marketing, Turismo e Globalização, Estudos Feministas e Direitos Humanos.
Blogue
Facebook


Textos anteriores no Lifecooler

Sala de Corte - à descoberta dos prazeres da carne

2015-11-18

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora