Organizar uma mala de viagem

Vai de viagem? Que bom! Já preparou a mala? Ainda não? Nós damos uma ajuda.

A organização de uma mala pode ser uma verdadeira dor de cabeça. O dilema está sempre no que levar, como levar e em que quantidade, já para não falar do pânico que sentimos só de pensar que nos podemos esquecer de algo realmente essencial. Esta tarefa, no entanto, até pode ser bastante fácil e demorar apenas alguns minutos. Só é preciso seguir algumas regras, planear as coisas com alguma antecedência e, basicamente, ser prático. À medida que for ganhando experiência em viagens, acabará por estabelecer os seus próprios métodos. Enquanto isso não acontece, nós damos uma ajuda.

Tudo numa só mala

É daquelas pessoas que tem de levar tudo o que tem em casa para se sentir preparado para enfrentar qualquer situação? O pior é que acaba por ficar com duas ou três malas na mão que, afinal, não cabem no porta-bagagens do carro e tornam-se bastante incómodas para transportar.

Tenha sempre em mente uma regra simples: deverá levar consigo apenas a bagagem que possa carregar sozinho. O ideal é colocar tudo o que necessita numa mala. Sim, não duvide, é possível. Só é preciso saber economizar espaço, equilibrar as roupas e esforçar-se um pouco mais na selecção. Para ajudar, prepare tudo com alguma antecedência, pois em cima da hora terá mais tendência para levar o que é desnecessário, com medo que lhe faça falta.

O guarda-roupa

Para seleccionar a roupa e o calçado, primeiro terá de se informar sobre o tempo e as características climáticas do local para onde vai. Assim, se o destino for Trás-os-Montes, decerto terá de optar por peças diferentes das que iria usar no caso de ir para o Algarve.

Depois de se informar, escolha apenas as peças de roupa adequadas e duas mudas diferentes, para o caso de haver alguma mudança de clima. Procure ter algum rigor na escolha, porque, muitas vezes, metade do que se leva acaba por voltar intacto. Afinal, vai de férias e não mudar de casa!

Um dos truques para ir de viagem com uma mala leve é sentir a ilusão de que se está a levar um grande e variado guarda-roupa. Assim, o segredo consiste em escolher peças que combinem entre si. O ideal serão as roupas básicas, lisas ou com padrões de fácil harmonização. Os acessórios é que vão dar o toque final e tornar o vestuário escolhido mais desportivo ou mais sofisticado. E para além de facilitarem a aparência diária, não ocupam muito espaço. Lenços em cores vivas, por exemplo, mudam num ápice o visual da mesma roupa. Escolha também preferencialmente peças de tecidos que não se amachuquem. Quando chegar ao seu destino – quer seja um hotel ou uma casa alugada - coloque as roupas em cabides e pendure-as na casa-de-banho durante o banho, pois o vapor ajuda a tirar as dobras. Se for passar uns dias a casa de amigos, pode perguntar se têm ferro de engomar. Não se esqueça também de levar toalhas de banho e perguntar se é necessário levar roupa de cama. O mesmo se aplica a casas alugadas. Entretanto, deixe em casa o segundo casaco e o terceiro par de sapatos: um desportivo e um adequado à sua vida social é o suficiente. Procure apenas assegurar-se de que leva calçado confortável. Nada arruina mais umas férias do que bolhas ou dores nos pés. Apenas um conselho: não espere por estreá-los no primeiro passeio que fizer. Use-os antes.

Ana Apolinário 2004-01-20

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora