Open House Lisboa

A arquitetura de ontem, hoje e amanhã

Construções emblemáticas, casas privadas, locais que se mantém intactos desde a sua inauguração (há 60 anos) e, pelo meio, passeios por zonas subterrâneas como o Reservatório da Patriarcal ou pelas alturas, até à Ponte 25 de Abril. São 70 as propostas da 4ª edição do Open House Lisboa, nos dias 10 e 11 de outubro. A grande novidade passa pelas visitas guiadas a bairros como o Príncipe Real, Avenidas Novas ou Alvalade. Mas atenção, alguns locais já estão esgotados.

A Lisboa de ontem e a Lisboa de hoje especialmente direcionada a quem nela mora. Um roteiro verdadeiramente urbano que o convida a visitar, de forma gratuita, 70 espaços espalhados pela cidade, desde os clássicos da arquitetura, até projetos de raiz e reabilitações numa viagem cultural pelos cerca de 500 anos da arquitetura de Lisboa. Há três tipos de visitas: livres, acompanhadas ou comentadas pelo autor do projeto ou um especialista na área. A maior parte é feita sem marcação para permitir uma maior fluidez das entradas. Mas se quer ter direito a saber mesmo tudo sobre o espaço, talvez seja melhor apressar-se porque algumas das visitas comentadas já esgotaram (a Ponte 25 de Abril, Fundação Champalimaud, Picadeiro Real do Colégio dos Nobres, Herbário e Laboratório Chimico do Museu de História Natural ou o Panóptico do Hospital Miguel Bombarda são alguns dos exemplos).

Ao longo do fim de semana, aproveite para se perder pelas ruas de Lisboa, mas com companhia especializada, para saber um pouco mais sobre os segredos da capital. Falamos, neste caso, de um roteiro do Arco do Cego ao Areeiro (sábado, às 11 horas), do Príncipe Real ao Colégio dos Nobres (no mesmo dia, às 17h30), do Príncipe Real ao Bairro Alto (às 20 horas) ou, no dia seguinte, passeie-se pelas Avenidas Novas, a partir das 11 horas.

Vale também a pena dar um salto à Estufa Fria, no Parque Eduardo VII, que terá um horário de visitas bastante alargado ou pelo Palacete do Relógio, no Cais do Sodré, para apreciar a sua recente reabilitação. Não poderíamos deixar de falar também no Pavilhão de Exposições do Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda, uma vez que é considerado um dos ex-líbris da tapada e estará igualmente aberto ao público nos dois dias.

E porque arquitetura é também reabilitação, há sete casas privadas no roteiro do Open House Lisboa, espalhadas pelo Chiado, Príncipe Real, Carnide, Alfama, Rato e Santa Catarina. Mas existem também segredos arquitetónicos escondidos nas paredes de restaurantes e cafés clássicos de Lisboa e que estarão prontos para o receber por estes dias. Não poderia faltar o Café Nicola onde o arquiteto Tiago Alves Miranda o receberá no domingo, pelas 17h30, para falar um pouco sobre a sua longa história. A Cervejaria Solmar (nas Portas de Santo Antão) mantém-se fiel à sua origem e sobre ela falará o arquiteto Fernando Sanchez Salvador, apenas no sábado, às 11 horas. Por último, a Pastelaria Mexicana, na Avenida Guerra Junqueiro, terá vários horários disponíveis para umas visitas guiadas, basta consultar quais são.

Muitos mais espaços haverá para conhecer, desde o Teatro Nacional de São Carlos, o Atelier-Museu Júlio Pomar, a Casa dos Bicos, o Convento das Bernardas, os núcleos do Museu da Água, o Banco de Portugal, o Teatro Thalia, a Ribeira das Naus ou o Edifício da Imprensa Nacional. O importante é que consulte o quanto antes o programa completo aqui e reserve rapidamente o seu lugar porque, como lhe dissemos, muitos dos locais que exigem marcação já esgotaram. 

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora