Olá de novo – Cultura em espaços ferroviários

Arte e animação no início da linha

Até outubro, as estações ferroviárias de Lisboa e Porto servem de palco a espetáculos de música e dança, exposições fotográficas e sessões de cinema. Rossio, Cais do Sodré, Santa Apolónia, São Bento e Trofa são as gares que prometem surpreender quem passa ou vai de viagem. Próxima paragem: cultura gratuita.

A música, a dança, a fotografia e o cinema são a principal locomotiva desta iniciativa que começou em julho mas ainda tem muitas viagens para fazer. Batizada com o nome “Olá de novo”, é organizada pela Infraestruturas de Portugal (empresa que resultou da fusão da Refer com a Estradas de Portugal) e durante os próximos meses procura fazer jus ao lema “arte que nos move”.

Em Lisboa, a maior agitação concentra-se no Largo da Estação do Rossio que diariamente vibra ao ritmo da world music (segundas e terças-feiras) da latin folk music (quartas e quintas-feiras), da música cubana (sextas e sábados) e da bossa nova (domingos). Até 30 de setembro, das 19 horas às 22 horas, a gare deixa de ser apenas um simples ponto de partida ou de chegada e torna-se também um ponto de encontro. De pessoas e de culturas.

A única exceção a este programa acontece no dia 3 de setembro, data em que o habitual espetáculo será substituído por um concerto da orquestra alemã Thoneline Orchestra. Poucos dias depois, a 9 de setembro, será a vez dos ritmos argentinos chegarem à estação graças a uma milonga ferroviária de tango em que todos serão convidados a dar um pezinho de dança. O baile começa às 21 horas e termina à meia noite, mais do que a tempo de apanhar o último comboio do dia.

Ainda pela capital, a Estação de Santa Apolónia recebe até dia 14 de agosto a exposição Passeios com Arte e Ciência, que propõe uma viagem fotográfica por alguns dos museus mais emblemáticos da cidade, como o Museu Arqueológico do Carmo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado ou o Museu da EPAL – Mãe de Água. A mostra segue depois para a estação do Cais do Sodré, onde estará de 14 de agosto a 11 de setembro – e, por fim, para o Rossio, mantendo-se por lá até 9 de outubro.

Dançar em São Bento e observar na Trofa

As gares do Grande Porto também entram no ritmo do Olá de novo, com destaque para três eventos em São Bento. O primeiro acontece a 21 de agosto, quando a estação servir de sala de cinema improvisada e exibir O Gangue do Parque (filme de animação para M/4 anos) a partir das 22 horas.

No dia seguinte (22 agosto) realiza-se a festa Sunny Side of Street, um encontro ao ar livre para dançar swing pela noite dentro (das 22 horas às 02 horas) ao som de dj`s. A organização é da escola Swing Station que regressa a 23 de agosto para uma demonstração de dança  - o Shake That Street - entre as 18h30 e as 20 horas. Quem quiser entrar no espírito, também poderá fazer o gosto ao pé ou ganhar coragem para os dias 6 e 20 de setembro, datas em que esta atividade regressa a São Bento.

O Olá de novo despede-se já na linha do Minho, na Estação da Trofa, que recebe de 26 de setembro a 25 de outubro a exposição “Fauna da Trofa: um percurso pelos vertebrados”. Mais uma mostra de fotografia, mas desta vez dedicada ao mundo dos répteis, anfíbios, aves e mamíferos. Como sempre a entrada é gratuita.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-08-12

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora