O yoga e a cidade

Tónico, diz ele

Há um novo tipo de yoga em Lisboa. Desafiados a experimentar uma aula do tão falado yoga tónico, lançámos também nós o desafio: e se for ao ar livre?

O professor Jean Pierre de Oliveira respondeu positivamente à nossa proposta e organizou uma sessão à hora de almoço no relvado do Jardim Amália Rodrigues, com vista para o lago. O cenário condiz na perfeição com este tipo de yoga, que se afirma como “informal, urbano, atlético”.

O yoga é para todos?

Para tirar a prova dos nove, compareceram à prática duas pessoas com níveis muito diferentes: uma praticante regular há vários anos e uma estreante. A primeira conclusão é que a aula foi gratificante para ambas. Não tão simples que se tornasse aborrecida para a mais experiente, nem tão complexa que fizesse a iniciante arrumar o stickymat e abandonar o local.

A aula começa com as chamadas posturas de enraizamento e conexão com o nosso corpo. Exercícios respiratórios ajudam a fazer a transição do mundo de onde vimos para aquele a que queremos a aceder. No yoga é importante libertar a mente do fluxo contínuo de pensamentos. É quase impossível esvaziar totalmente a cabeça mas as respirações, conduzidas pela voz modulada do professor, a brisa na face, os olhos suavemente fechados, ajudam à concentração no “aqui e agora” e a deixar de lado tudo o resto.

Após o enraizamento e a consciencialização, seguem-se algumas posturas básicas, em que o corpo começa a ser solicitado, nomeadamente com retroflexões em que nos vamos apercebendo do estado na nossa coluna. As coisas começam definitivamente a aquecer quando entra em campo a sequência criada por Jean Pierre.

A famosa postura da prancha (tida com um dos melhores exercícios para fortalecer a zona abdominal) é um dos maiores desafios da série que faz de facto acelerar as batidas do coração e até nos põe a suar. Refira-se que o prof. fez uma versão ligeira da sequência em atenção ao facto de termos de regressar ao escritório imediatamente após a aula.

O aquietamento e relaxamento final, novamente conduzido pela voz hipnótica do professor, deixam-nos energeticamente fortalecidas e aptas para a tarde de trabalho que nos espera.

O que é, afinal, o yoga tónico?

Emagrecer, tonificar, ganhar vitalidade. Não é pouco aquilo que o yoga tónico promete. Mas não é difícil acreditar que cumpra. Só quem nunca praticou yoga pode achar que é uma atividade demasiado “parada” ou pouco ativa. Nas palavras de Jean Pierre, o yoga tónico ”associa as diversas formas de Yoga ao trabalho corporal, baseando-se em posturas psicofísicas e em exercícios respiratórios, promove a energia, a performance física e o conhecimento do Eu.” A atenção à respiração e uma consciência ativa do corpo diferenciam as posturas do yoga dos exercícios de ginástica, por exemplo.

Mas, e então, o yoga enquanto filosofia não é para aqui chamado? Não é bem assim. Jean Pierre, certificado internacionalmente pela Yoga Alliance, procura uma abordagem mais informal, mais próxima das pessoas reais, mas que não descura o lado espiritual do yoga. Quem desejar aprofundar essa vertente, encontrará certamente eco dessa vontade por parte do professor. Quem pretender somente colher os benefícios de uma prática energética e tonificante, não será obrigado a entoar mantras. Promessa de Jean Pierre de Oliveira.

Aulas, locais e horários

Neste momento, as aulas de yoga tónico realizam-se em três locais. No Eka Palace, em Xabregas, todas as terças e quintas, às 19h30; no Equillibrium, aos Anjos/Estefânia, segundas e sextas, às 19h25; e na Academia MDance, no Alto de São João, segundas e quartas às 18h. As aulas têm a duração de 60 minuto. Por vezes, têm lugar também masterclasses ou workshops ao domingo de manhã na belíssima sala do Espaço Inatel, na Mouraria. É uma questão de ficar atento ao site e às novidades.

Deixámos o mais escaldante para o fim: recentemente o prof. Jean Pierre deu início a um novo e ousado tipo de aulas, o hot yoga tónico (quartas-feiras, das 19h30 às 21h, na Yoga Live Academy).Ousado no sentido de fisicamente exigente, bem entendido (o hot é literal). Uma sala aquecida a 40º. Noventa minutos de prática. Se não tivéssemos a confirmação, talvez não acreditássemos. Mas a primeira aula já se realizou e todos os alunos sobreviveram para contar a história. Fora de brincadeiras: se tem uma boa condição física, não tem problemas de tensão baixa e suporta bem ambientes quentes, talvez este seja o desafio que está à procura.

Aquecido ou à temperatura ambiente, o yoga tónico promete torná-lo mais enérgico e consciente do seu corpo. O que não é pouco.


INFORMAÇÕES ÚTEIS

Yoga-Spirit 
www.yoga-spirit.pt  
www.facebook.com/YogaSpirit.pt 

Preços médios: 30€ 1x por semana, 40€ 2x por semana. O valor da inscriçao varia consoante o espaço, entre 20 a 30 euros. 

T. Céu Coutinho | Fotos: Mário Fragoso 2015-0909

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora