O regresso à escola de outros tempos

A Serrote, marca de livros e cadernos de bolso tem pouco mais de dez anos (foi fundada em 2004) mas ganhou fama ao revisitar os desenhos, padrões e formas de outros tempos. O retro está na moda.
Os produtos da Serrote nascem em antigas tipografias de Lisboa que ganham um novo fôlego com as encomendas da marca. Com ela, ajudam-se a matar saudades dos velhos tempos da escola primária.
1x1=1: 1x2=2: 1x3=3. E 8x9? Os lápis com tabuada e outros auxiliares tornavam a resposta mais fácil. Na altura, o uso de calculadoras era uma miragem.
Lançada pela Papelaria Fernandes, a Tabuada do Ratinho foi durante décadas uma preciosa ajuda para os alunos do primeiro ciclo. Ordinais, cardinais, medidas, numerações romanas e muito mais preenchiam as páginas do interior.
Os dossiês da Ambar (que outrora escreviam-se dossiers) são facilmente reconhecíveis. O som das argolas a abrir e fechar e os separadores de várias cores perduram na memória dos antigos estudantes.
Capa dura ou mole? Preta ou mais clara? Com ou sem argolas? A Ambar, marca 100% portuguesa ainda mantém a dúvida em muitos alunos.
Ainda se lembra da Sebenta? A Firmo continua a produzir este caderno de apontamentos com capa simples e folhas em branco.
A Firmo é outra marca histórica que recuperou os padrões do passado. O revivalismo marca presença, por exemplo, em várias agendas ou cadernos.
Os Galocha continuam a ter uma produção totalmente artesanal mas ganharam novas cores e padrões que ajudaram a revitalizar os produtos da Emílio Braga.
A única marca de lápis com fábrica em Portugal – a Viarco - foi registada em 1936 mas tem origens na Portugália, existente desde o início desse século. Em 1941 a empresa passou a funcionar em São João da Madeira.
A Viarco acompanhou várias gerações de portugueses e ainda hoje preenche (e ajuda a colorir) a vida de miúdos e graúdos. Os temas do passado também continuam a fazer parte da marca.
Quase 100 anos depois da fundação, em 1918, a Papelaria Emílio Braga ainda fabrica o seu produto mais emblemático, o Galocha, famoso caderno de bolso com lombada dura de várias cores.

2015-09-15

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora