O Porto em Festa / petiscos no Porto

Em tempo de São João, o blogue Viver o Porto, faz-nos um roteiro das tasquinhas e casas de pasto que dão a provar os melhores petiscos da Invicta. Onze instituições da cidade que valem pela história, pelo ambiente castiço e, claro, pela gastronomia. Siga-lhe os passos e descubra o Porto que apetece.

São os dias mais longos do ano, tanto no calendário como na cidade do Porto. O sol põe-se tarde, como se também ele entendesse que o tempo é de folia, as ruas vestem-de de animação e também as varandas parece que se fazem à fotografia, com flores e manjericos, bandeirinhas e luzinhas a brilhar. São as festas no Porto, que de ano para ano se prolongam cada vez mais para além da noitada de S. João, o padroeiro da cidade, e que convidam os habitantes da Invicta e a todos os que por cá andam a viver ainda mais intensamente a cidade.

E a festa faz-se na rua, com bailaricos, balões pelo ar, carrinhos de choque e rodas gigantes, sorrisos e marteladas, e claro, de bairro em bairro, copinho na mão e muitos e bons petiscos!

E se na noite em que ninguém dorme a rainha dos petiscos é a sardinha assada, com o caldo verde, pimentos e a broa de avintes, a verdade é que para petiscar estamos sempre prontos e os petiscos não acabam na noite de S. João.

Fazer um roteiro dos bons petiscos do Porto é quase impossível, pois se se come bem É NO PORTO, e não faltam tasquinhas, casas de pasto, mesas corridas e esplanadas na rua para nos acolher, quem sabe para começar com um copinho de vinho da casa, um pratinho de queijo e presunto e uns tremoços. Ora nem mais, para começar é sempre bom, e aos tremoços podemos juntar as azeitonas, um chouriço assado ou bocadinhos de alheira. Hummm,....

E uns bolinhos de bacalhau e umas chamuças crocantes ainda por cima com vista para o rio Douro??ou pataniscas e um mini pratinho de arroz de feijão??

E claro, se estamos no Porto temos de falar da francesinha, com mais molho ou menos molho, batatas aos palitos a acompanhar, sem salsicha ou com salsicha, com mais ou menos carne, até já podemos comer francesinha vegetariana (boa ideia!) ....; ou a bela da bifana, no pão a lambuzar os dedos, podemos ainda falar dos hambúrgueres que agora estão na moda ou avançar para uma sandes pernil, que quem é do Porto sabe bem onde a comer. (ver em baixo).

 E se avançarmos para pratos (um bocadinho!) mais pesados, não nos podemos esquecer do prato que dá nome aos habitantes do Porto – as tripas à moda do Porto, pois sim, nós somos os tripeiros, e reza a história que ganhamos o nome por sermos boas pessoas e por a população, na altura dos descobrimentos, ter entregue toda a comida às embarcações que seguiam para Ceuta, ficando apenas com a parte menos boas das carnes, incluindo as tripas –usando depois a criatividade e imaginação para fazer delas um bom petisco: e assim se juntou o feijão branco, e não é que, hoje em dia, as tripas à moda do Porto são consideradas uma das maravilhas gastronómicas mundiais!!

Pois bem, não vale ficar com água na boca, o melhor é brindar ao Porto já com um copinho na mão e seguir para um pequeno roteiro onde experimentar algumas das iguarias que por aqui falei:

 

Viver o Porto pelas tasquinhas:

Adega Vila Meã

Experimente as tripas à moda do Porto e os filetes de polvo com arroz do mesmo

Rua dos Caldeireiros, 62

T: +351 222 082 967


Salta ao Muro

Para sardinhas assadas

Rua Heróis de França, 386

Matosinhos

T: +351 22 938 08 70


Casa Guedes

Experimente a sandes de pernil ou pão com queijo da serra

Praça dos Poveiros, 130

T: +351 222 002 874

 

Tasquinha Douro

Experimente bolinhos de bacalhau e chamuças

Rua do Ouro, 236

T: +351 22 610 00 21

 

Conga

Coma uma bifana

Rua do Bonjardim, 314 – 318

T: +351 222 000 113

 

Taberna Santo António

Experimente as Pataniscas de bacalhau

Rua das Virtudes, 32

+351 222 055 306

 

Casa de Pasto Palmeira

Experimente os queques de alheira

Rua do Passeio Alegre 450

T: +351 22 616 82 44


Casa Marlindo

Experimente o prego no pão

Rua de Trás, 15-21

T: +351 222 001 107

 

Oriente no Porto

Francesinha vegetariana (à sexta-feira)

Rua de S. Miguel, 19

T: +351 200 72 23

 

Café Santiago

Francesinha

Rua de Passos Manuel, 198

T: +351 222 081 804

 

Badalhoca

Experimente a sandes de presunto

Rua da Picaria, 30

T: +351 22 618 53 25

 

 

A autora e o blogue
Paula C. é do Porto e apaixonada pela sua cidade. Acredita que os melhores momentos da vida muitas vezes são esses que aparecem ao virar da esquina, por isso não larga a sua Canon e gosta de partilhar no blog o que de bom acontece na sua cidade. O mar e as viagens são outras das suas grandes paixões
Blogue
Facebook

 

Textos anteriores no Lifecooler:

Por Braga

A Luz (do Porto)

O Azeite - ou o prazer das coisas simples

O Porto, no Dia Mundial da Fotografia

As cerejas e o Porto

Por Paula C.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora