O Mosteiro Revisitado

Há novos motivos para ir ao Mosteiro da Batalha

Data de 1385, mas a cada visita tem algo novo para descobrir. O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha, vai receber visitas guiadas gratuitas entre os dias 21 de março e 20 de junho.

O conjunto arquitetónico, só por si, já merece uma visita. Mas se lhe dissermos que há quatro novas razões para lá dar um salto, não estamos a exagerar. Começamos por lhe falar de uma incursão pela história dos vitrais, desde os seus primórdios até aos dias de hoje. Na verdade, este é o local ideal para esmiuçar o tema uma vez que foi, entre os séculos XV e XVI, o centro português da criação de vitral, altura em que lá se instalava a maior parte dos profissionais da arte. Mas deixemos que seja Pedro Redol, um dos maiores especialistas no tema, a contar-lhe toda a história. Basta escolher uma das datas: 21 de março ou 23 de maio, a partir das 14h30.

Já Virgolino Jorge, docente de arquitetura e entendido neste assunto, vai falar sobre “O antigo abastecimento de água ao mosteiro da Batalha”, recuando para o tempo em que as comunidades religiosas dependiam de sistemas de abastecimento de água corrente para as suas necessidades do dia-a-dia, assim como para os trabalhos agrícolas e industriais. Nesta visita, o guia irá mostrar a importância dos mosteiros para o conhecimento hidrotécnico medieval. Marque na agenda, dias 11 e 18 de abril, a partir das 10h.

Em Maio, logo no dia 9, é a vez de saber um pouco mais sobre o simbolismo das “Gárgulas do Mosteiro da Batalha” pela voz de Catarina Barreiros. São várias as interpretações acerca do significado destes seres – ora monstros, ora fantásticos – e é precisamente sobre isso que a cicerone convidada irá falar durante uma subida aos terraços do mosteiro para ver mais de perto o que resta deste património.

A melhor forma de terminar este circuito de visitas guiadas pelo imponente conjunto arquitetónico que é o Mosteiro da Batalha é precisamente um roteiro pela “Cerca Conventual”, nos dias 6 e 20 de junho, a partir das 16h. Rita Quina irá contar a valiosa história por detrás deste muro, que tinha como função a proteção dos olhares exteriores, enquanto percorre o que ainda resta desta antiga cerca conventual.

O convite está feito. Passe pelo Mosteiro da Batalha por estes dias porque há sempre bons motivos para o visitar.

 

Inscrições gratuitas e limitadas

telef.: 244 765 497

diretor@mbatalha.dgpc.pt 

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora