Museu da Luz – Mourão

O que escondem as águas do Alqueva…

O Museu da Luz nasceu da memória da antiga aldeia homónima submergida no Alqueva. O seu espólio foi construído com base em objectos dos habitantes dessa aldeia. São eles que lhe contam toda a História…

Em 2002, o empreendimento do Alqueva e a construção da barragem exigiram que se submergisse a Aldeia da Luz. Mas para que esta pudesse desaparecer, foi primeiro preciso que se criasse outra... Os populares foram realojados, os monumentos foram transladados e a vida continuou. As memórias? Essas, pode vê-las todas no Museu da Luz, a funcionar desde 2003.

A Localização é Tudo

Tem de atravessar toda a povoação, antes de içar âncora no Museu da Luz. Espaço de memórias, está situado na margem da lagoa do Alqueva, virado para o local exacto onde se encontra a aldeia submergida. Construído maioritariamente à base de xisto, este museu, trabalho de Pedro Pacheco e Marie Clèment, fica lado a lado com o cemitério e com a Igreja da Nossa Senhora da Luz, ambos transladados da antiga aldeia. Mas se pensa que é coincidência, está bem enganado...

O que consta no seu interior são maioritariamente objectos pessoais dos habitantes da aldeia que assim contribuíram para esta casa da memória.

Andreia Melo 2010-06-07

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora