Museu da Farmácia

O isolamento da penicilina pelo inglês Alexander Fleming tem direito a uma peça original da época no Museu da Farmácia.
A ponte entre a vida e morte é lembrada em várias peças que evocam as crenças das civilizações pré-colombianas.
Utilizada pelos Jesuítas portugueses na Índia, a Pedra de Goa era um medicamento “milagroso” composto por barro, iodo, conchas, âmbar, resina e raspas de corno e ópio. Na realidade, destes ingredientes só o último produzia um efeito real.
O sarcófago egípcio de Irtierut, construído entre os anos 712 e 512 a.C., é uma das peças mais vaiiosas do museu.
Cartazes que são autênticas obras de arte surpreendem os visitantes mais saudosistas neste corredor do museu.
Um dos espaços mais apreciados do museu é a antiga farmácia tradicional chinesa, oriunda de Macau, datada de finais do século XIX.
A antiga Farmácia Liberal, existente na Avenida da Liberdade, em Lisboa, é outra das atracões. Quase um século de memórias que se revela neste recanto do museu.
O museu está dividido em duas áreas de exposição principais: Farmácia Portuguesa, sobre a evolução da farmácia nacional desde o século XV, e Farmácia no Mundo, com peças de várias épocas e civilizações.
Um crocodilo embalsamado salta à vista junto à antiga farmácia conventual, oriunda do Mosteiro de Paço de Sousa, em Penafiel
O museu expõe quatro farmácias em tamanho real que oferecem uma perspectiva bastante realista da evolução que estes espaços tiveram em Portugal.
A Farmácia no Espaço também apresenta amostras de chá dos Açores e hipericão do Gerês que estiveram no Endeavour num programa científico que procurava estudar os efeitos da microgravidade e da radiação cósmica em algumas substâncias.
Inaugurado em junho de 1996, o Museu da Farmácia, em Lisboa, fica situado na Rua Marechal Saldanha, próximo do miradouro do Adamastor. No Porto também existe outro Museu da Farmácia, este aberto desde 2010.
O núcleo dedicado à Farmácia no Espaço ocupa o início do museu lisboeta e expõe, por exemplo, farmácias portáteis usadas no space shuttle Endeavour e medicamentos e comida da Estação Orbital Mir, da Rússia.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-09-21

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora