Muro – Festival de Arte Urbana

Durante a apresentação do MURO, um artista local (Carlos Raimundo) realizou uma peça de arte urbana na fachada da sede do Clube de Futebol Os Unidos, no Bairro Padre Cruz.
O filme “Lixo Extraordinário”, dedicado à obra do brasileiro Vik Moniz é uma das películas sobre arte mural que o festival irá exibir. O evento também irá organizar uma conferência internacional sobre arte urbana.
Os Kumpania Algazarra, juntamente com Sam the Kid e DJ Big serão os primeiros a subir ao palco do Muro e outros se seguirão até ao final do festival. O programa onta ainda com a presença do coreógrafo e dançarino Fautin Linyekula.
Quem quiser experimentar a arte do grafitti também poderá inscrever-se num workshop sobre esta arte através do email gau@cm-lisboa.pt. Um muro estará à sua espera.
Mais de 30 artistas nacionais e estrangeiros vão intervir numa área próxima dos 2500 m2, tornando o bairro numa autêntica galeria a céu aberto. Quem quiser conhecê-lo poderá inscrever-se nas visitas guiadas organizadas pelo evento (gau@cm-lisboa.pt).
O holandês Telmo Miel (trabalho na imagem) vai jantar-se ao português Pariz One para uma intervenção a quatro mãos. Borondo (Espanha), Pantone (Espanha) ou Mathiew Tremblin (França) são outros nomes sonantes do “contingente” estrangeiro do festival.
Mário Belém, Bordalo II ou MAR (trabalho na imagem) são alguns dos portugueses com presença garantida no MURO.
Ultrapassando os limites do Bairro Padre Cruz, o festival vai estender-se a várias zonas da cidade, como o aeroporto ou a Calçada da Glória e arredores, como o Largo da Oliveirinha, onde já se pode admirar este mural.
“Entra com respeito e serás respeitado” foi a frase deixada nesta parede do Clube de Futebol Os Unidos. Uma mensagem contra a estigmatização do Bairro Padre Cruz, considerado o maior bairro de habitação pública da Península Ibérica.
Com epicentro no Bairro Padre Cruz, em Carnide, e intervenções dispersas por toda a cidade de Lisboa, o Muro – Festival de Arte Urbana LX_2016 realiza-se entre 30 de abril e 15 de maio.
A primeira edição do festival é organizada pela Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa (GAU), dirigida por Sílvia Câmara, em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide. Os artistas Vilhs e Pariz One são dois dos curadores.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora